Triquicibernautas

20/11/2017

Hoje, em dia de aniversário da proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas, passamos a manhã em articulação com 1º ano - Turma B (Professora Dulce), da EB Enxertos. Muitos destes alunos, passaram 3 anos connosco e hoje foi dia de regresso à sua primeira escola.


Começamos por fazer a experiência “Explosão de Cores”, porque sabemos que estes nossos amigos, adoravam fazer atividades da ciência, quando cá estavam. 
Estes eram os ingredientes: Aguarelas de cores, água, bicarbonato de sódio, líquido da loiça e vinagre.

Em primeiro lugar, metemos aguarelas nos tubos de ensaio e água...Mexemos bem, para que as aguarelas se transformassem em líquido colorido.


Depois acrescentamos bicarbonato de sódio, detergente da loiça e por fim, vinagre.


 E assim se deu a “Explosão de Cores”…


Isto acontece porque ao misturar Bicarbonato de Sódio e Vinagre, eles liberam dióxido de carbono (este é o mesmo gás que está nas bolhas das bebidas carbonadas, como a Coca-cola.). Para que a explosão de cores tivesse mais espuma, acrescentamos o detergente liquido, e também porque o bicarbonato tende a ficar um pouco firme e é um pouco mais difícil para o vinagre alcançar todo o bicarbonato, o detergente liquido vai ajudar todo este processo.
O tempo passou rápido e estava na hora de lanchar…




Mas ainda houve tempo, para brincarmos todos junto, no recreio… São laços e afetos que não se esquecem.



Consideramos que a articulação entre estes dois ciclos é fundamental…E é fundamental a cooperação entre os profissionais de ambos os níveis educativos, pois o processo de transição da criança deverá ser “(…) uma passagem harmoniosa na e pela instituição” (Roldão, 2008, citado por Bravo, 2010: 17)


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.