Triquicibernautas

14/06/2017

Porque fazemos Relaxamento?
Entendemos que nesta primeira etapa da educação básica, as crianças devem aprender a canalizar as tensões, o nervosismo e ansiedade.
Dessa forma, perspetivamos que a implementação de técnicas que favorecem a descontração e o relaxamento, nos pode ajudar a aprender a controlar as situações que nos causam desconforto.
Além disso, o relaxamento possibilita-nos tomar consciência do nosso esquema corporal, explorar diferentes maneiras de mobilizar o nosso corpo, desenvolver as práticas de viver com os outros e saber escolher as palavras, para exprimirmos o que sentimos e fazemos. Como diz Silva (1998) o relaxamento tem como grande finalidade a reconciliação do “indivíduo com o seu próprio corpo, levando-o a uma revalorização narcísica muito tranquilizante e reconfortante” (p.7). Consideramos que assim estamos a prover o bem-estar, em particular o bem-estar emocional.







“O objetivo (…) é trazer para a escola os recursos do relaxamento, como uma ferramenta a mais na educação infantil.” Silva (1998, p.I)

Bibliografia
Silva, D. A. (1998). A influência do relaxamento na ansiedade infantil.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.