Triquicibernautas

01/06/2017

Em Portugal o dia mundial da criança é festejado no dia 1 de junho. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade (o que infelizmente ainda não acontece).
Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.
Por aqui e como todos os dias são dias da criança, (e na passada segunda-feira, já tivemos o concerto do Tio Óscar) passamos este dia em atividades com os nossos amigos das outras salas. Entre pinturas no exterior em comunhão com a natureza...




... exploração e observação das várias sementes e germinação de outras...



... transladação de germinação de sementes de girassóis para a horta, ou de sementes de flores para o jardim…  





... regar a horta a várias mãos (pelos vistos , gostamos de fazer como os bombeiros) ... ou regar as novas plantinhas do jardim, com um regador...





Como referimos em cima, foi um dia de comunhão com a natureza…No final, fizemos lançamento de balões verdes, como simbologia do dia, bem ao pé das nossas árvores dos sonhos!




0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.