Triquicibernautas

22/01/2017

Há alguns dias atrás, falávamos das nossas casas (como eram, etc) e a professora leu-nos a história "Onde moram as casas", escrita por Carla Maria de Almeida, com ilustrações muito coloridas de Alexandre Esgaio. A história, fala-nos dos lugares que habitamos, da construção da nossa identidade, das memórias, dos afetos, dos medos, dos sabores, das sensações e das emoções. As ilustrações essas dão asas à nossa imaginação, levando-nos a fazer o paralelismo com o texto, e ao mesmo tempo a olhar para as imagens e atribuir outros significados, outras leituras, como por exemplo a composição das mesmas, as formas, etc.


Numa das imagens, vemos um Farol, que “Vivia sozinho em cima do mar”. Um dos nossos amigos, fez várias perguntas, sobre os faróis, pelo que pediu para fazer um projeto sobre este assunto. Outro amigo logo disse, que “se vais falar de faróis, temos de falar também do Mar, saber mais sobre isto” e outro afirmou: “Eu quero fazer um projeto sobre os descobrimentos, porque tenho andado a falar disso com a minha mãe e até sei que marinheiros portugueses, descobriram muitos países e quando lá chegavam, colocavam um pedra a dizer: isto é de Portugal”
Neste momento, já estamos a “trabalhar” estes 3 projetos. Formaram-se grupos de trabalho e cada grupo tem tarefas bem definidas.
Já pesquisamos alguns faróis, como estes:


Para já o grupo do projeto pintou os faróis assim (alguns exemplos). É possível verificar que já colocam o “Faroleiro” e noutro o “Faroleiro e a esposa”.





0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.