Triquicibernautas

21/03/2016

Na passada sexta-feira, ao inicio da tarde, o sol deu um ar da sua graça e conseguimos fazer o nosso jogo "Caça aos ovos". Desta vez, os ovos ficaram no "galinheiro" e o coelhinho da Páscoa, deixou-nos um exemplar de coelho de chocolate (só para ser diferente).
A procura começou nas árvores...

Até que descobrimos no nosso jardim, os coelhinhos de chocolate, que adoramos.


Foi uma alegria!

 Soube-nos muito bem, estes coelhinhos!

Entretanto, durante a semana, estivemos a "trabalhar" a Lenda dos Ovos de Páscoa, inspirados na história da nossa amiga, a professora Juca que podem ver AQUI.




Fizemos o reconto e ficou assim!


Vamos enviar esta lenda para o nosso projeto eTwinning.


Votos de Boa Páscoa!

18/03/2016

Hoje foi o nosso último dia de atividades letivas. Começou bem cedo, pois convidamos os pais para um pequeno almoço de afetos connosco. É que amanhã é o Dia do Pai e feriado em Vizela, por isso já estamos habituados a festejar no dia 18 de março.
Então começamos dando os Bons Dias aos nossos pais, ou mães (que substituíram os pais), tomando o pequeno almoço, com muito mimo à mistura.


Depois de termos tomado o pequeno almoço, fomos para a nossa sala para entregarmos os presentes que elaboramos para os pais. Além disso, os nossos pais em parceria connosco desenharam e cortaram estrelas com uma mensagem para nós, que colocaram no nosso cenário digno de um "cenário de cinema" (Maria). 
Este cenário foi elaborado por nós. A professora e a Cristina desenharam e cortaram a Lua, com um utensílio que nós não podemos usar...O "Xisato" 





E mimamos muito e fomos mimados! A presença dos nossos pais na sala foi muito mais para além da fotografia e da mensagem!










No final da manhã, foram muitas as fotos no cenário...

Agora, damos voz à nossa professora:
Neste dia pensamos sempre, se receber os Pais (no sentido lato da palavra) na escola, para comemorar a data, poderá vir a ser frustrante para algumas crianças. O Pai pode não poder vir à comemoração por motivos de trabalho, distância, ou outros. 
Ao propormos celebrar esta data, tivemos o cuidado de legitimar o sentimento de cada criança e da sua família. Na ausência do Pai, convidamos a pessoa que queríamos no pequeno-almoço de afetos. No nosso caso, só três pais não puderam estar presentes, mas vieram as mães. O importante é que no futuro, o dia seja recordado como algo de bom, porque afinal dia do pai e dos “pais” é todos os dias.
Mas também pudemos observar que todas as famílias acorreram em massa. Isto só prova que quando a escola e a família mantêm boas relações, situações como a que se viveu hoje são possíveis, e são facilitadoras de interação entre duas instituições sociais. Quem fica a ganhar, são as crianças.
Muito obrigada a todos.

Nota - Sábado (19 março) -  Acabaram de chegar duas fotografias da Isabel com o pai.  O Pai não pode estar presente no pequeno almoço realizado ontem, porque esteve fora toda a semana (esteve a mãe). O combinado entre a Isabel, mãe e professora era de que quando entregasse o presente ao pai no sábado, as fotos seriam colocadas aqui, porque a Isabel assim o queriam. Aqui ficam...Relação escola família, também é isto!

17/03/2016

A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, como referem as OCEPE e tal como é referido na Circular nº4 DGDIC/DSDC/2011, desenvolvendo-se num processo contínuo e interpretativo que procura tornar a criança protagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.
Por aqui, avaliamos todos os dias quer nos instrumentos de pilotagem existentes na sala, como por exemplo no "Diário de Grupo" e outros, ou quando avaliamos o nosso comportamento, ou quando a nossa professora "documenta" as nossas aprendizagens através de fotografias ou de gravações, e até mesmo nas narrativas e entrevistas, que são incluídas no nosso portefólio.
Para o portefólio vamos escolhendo quinzenalmente, as evidências do caminho que vamos percorrendo na nossa aprendizagem para colocar no nosso portefólio (estas escolhas são nossas ou da professora).
A forma como se selecionam as evidências, permite-nos a nós e à professora, aprender mais sobre o processo de aprendizagem. Desta forma, "Ao implicar as crianças na escolha e reflexão de evidências para colocar no portefólio (Grubb e Courtney, 1996, cit. Parente, 2004), está a dar-se um sentido de valor acrescido à participação da criança na sua aprendizagem, e a encorajar a autoanálise quando refletem sobre o que foi feito."...
Estamos no final do 2º período e por isso, andamos nos últimos dias às voltas com a nossa autoavaliação. Desta vez, foi feita através de entrevista.
As respostas a esta "conversa" mostra que somos capazes de refletir, fazer a autoanálise, e segundo a nossa professora, isto favorece os processos de metacognição, já que nos envolvemos com a nossa "própria história pessoal de aprendizagem", (Parente, 2004,p.61). No final da entrevista assinamos a folha de autoavaliação.





Consideramos que a autoavaliação, fornece estratégias de autorregulação da aprendizagem. "Desta forma, a criança ao avaliar conjuntamente com o educador, (dando voz, à pedagogia das relações e da escuta) regula a sua própria aprendizagem, já que adquire novos conhecimentos e competências" (Alves, R.M., 2012). Revelando um crescente desenvolvimento de reflexão e autoanálise, o que favorece os nossos processos de metacognição, já que nos envolvemos com a nossa “Própria história pessoal de aprendizagem.” (Parente, 2004, p.61).

Deixamos aqui um vídeo, com uma pequena amostra (porque há muitas mais) da escolha de “produções” a colocar no portefólio e da auto avaliação.


As nossas famílias terão acesso a toda esta informação, na nossa reunião de avaliação, no próximo dia 23 de março, pelas 17 horas e como de costume  levarão os portefólios para casa, para poderem analisar e refletir com calma.
Para terminar este assunto, uma citação da nossa professora, que "explica" tudo o que acabamos de mostrar aqui:
"Tendo como base a pedagogia da escuta, porque é preciso escutar as crianças…As suas dúvidas, as suas respostas, os seus silêncios. Porque a escuta vai ajudar as crianças a crescer em sabedoria e sensatez e a desenvolver todo o potencial possível. Escutar para compreender os bloqueamentos e ajustar os desafios. Escutar para compreender. Compreender para ensaiar novos processos."

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.