Triquicibernautas

22/09/2016

Hoje, tivemos a nossa primeira saída à rua. Os mais velhos pediram uma ida ao monte e à vacaria e desta forma, também poderíamos ver como se comportavam no exterior os seis Triquiteiros novos. E não podia ter sido melhor!!


Pelo caminho observamos um enorme campo de milho e já combinamos com o dono, para participarmos da colheita do milho. Será no início de outubro e lá estaremos.


Dizem as OCEPE (Orientações Curriculares Educação Pré Escolar), que:“O contacto com seres vivos e outros elementos da natureza e a sua observação são normalmente experiências muito estimulantes para as crianças, proporcionando oportunidades para refletir, compreender e conhecer as suas características, as suas transformações e as razões por que acontecem. Este conhecimento poderá promover o desenvolvimento de uma consciencialização para a importância do papel de cada um na preservação do ambiente e dos recursos naturais.
O conhecimento das crianças sobre a paisagem local, ou seja, o reconhecimento dos seus elementos sociais, culturais e naturais e a interação entre eles, contribui para melhorar a ligação afetiva e pessoal com esta, alicerçando a identidade local e o sentido de pertença a um lugar.”

E assim nos “perdemos” no monte, explorando, investigando, apanhando pinhas e até um pinheiro bebé para a nossa área das ciências.








Para finalizar, fizemos uma saudação à natureza…Prometemos voltar sempre que possível!


Descemos para a vacaria e a nossa professora ia explicar que não deveríamos correr dentro da vacaria, quando o Afonso Sousa, pediu a palavra e disse: “Atenção amigos…As vacas são muito sensíveis e emotivas. Se falarmos alto ou corrermos, elas ficam nervosas, não comem, gritam MUUU muito alto e atiram-nos com a palha. Percebido?Percebido…Tudo percebido, e lá fomos ver as vacas.



Olha professora…Está ali uma vaca bebé doente…Vai chamar o médico, diz o Gabriel muito preocupado! E lá chamamos o “INEM” da Vacaria, e viemos de volta para a escola. 



Foi uma manhã MARAVILHOSA!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.