Triquicibernautas

18/03/2016

Hoje foi o nosso último dia de atividades letivas. Começou bem cedo, pois convidamos os pais para um pequeno almoço de afetos connosco. É que amanhã é o Dia do Pai e feriado em Vizela, por isso já estamos habituados a festejar no dia 18 de março.
Então começamos dando os Bons Dias aos nossos pais, ou mães (que substituíram os pais), tomando o pequeno almoço, com muito mimo à mistura.


Depois de termos tomado o pequeno almoço, fomos para a nossa sala para entregarmos os presentes que elaboramos para os pais. Além disso, os nossos pais em parceria connosco desenharam e cortaram estrelas com uma mensagem para nós, que colocaram no nosso cenário digno de um "cenário de cinema" (Maria). 
Este cenário foi elaborado por nós. A professora e a Cristina desenharam e cortaram a Lua, com um utensílio que nós não podemos usar...O "Xisato" 





E mimamos muito e fomos mimados! A presença dos nossos pais na sala foi muito mais para além da fotografia e da mensagem!










No final da manhã, foram muitas as fotos no cenário...

Agora, damos voz à nossa professora:
Neste dia pensamos sempre, se receber os Pais (no sentido lato da palavra) na escola, para comemorar a data, poderá vir a ser frustrante para algumas crianças. O Pai pode não poder vir à comemoração por motivos de trabalho, distância, ou outros. 
Ao propormos celebrar esta data, tivemos o cuidado de legitimar o sentimento de cada criança e da sua família. Na ausência do Pai, convidamos a pessoa que queríamos no pequeno-almoço de afetos. No nosso caso, só três pais não puderam estar presentes, mas vieram as mães. O importante é que no futuro, o dia seja recordado como algo de bom, porque afinal dia do pai e dos “pais” é todos os dias.
Mas também pudemos observar que todas as famílias acorreram em massa. Isto só prova que quando a escola e a família mantêm boas relações, situações como a que se viveu hoje são possíveis, e são facilitadoras de interação entre duas instituições sociais. Quem fica a ganhar, são as crianças.
Muito obrigada a todos.

Nota - Sábado (19 março) -  Acabaram de chegar duas fotografias da Isabel com o pai.  O Pai não pode estar presente no pequeno almoço realizado ontem, porque esteve fora toda a semana (esteve a mãe). O combinado entre a Isabel, mãe e professora era de que quando entregasse o presente ao pai no sábado, as fotos seriam colocadas aqui, porque a Isabel assim o queriam. Aqui ficam...Relação escola família, também é isto!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.