Triquicibernautas

02/02/2016

O dia de Carnaval aproxima-se e Carnaval é sinónimo de Fantasia, de "Macacadas", de Palhaçadas, segundo o que nós temos dito por aqui.
Hoje estivemos a conhecer a história do "Palhaço Tristoleto" e gostamos muito, principalmente pelo facto de ele se apaixonar pela Risoleta. Depois de termos explorado oralmente a história, decidimos fazer o registo. Alguns de nós já conseguem fazer esse registo em "Mapa de História". E o que é isto do "Mapa de Histórias"? É uma estratégia que nos ajuda na memorização; favorece uma melhor compreensão da história; ajuda-nos a organizar as ideias de forma mais eficaz e estruturamos os elementos da história de forma diferente. Ou seja, ao usar-mos o "Mapa de História" somos capazes de identificar o cenário da história, as personagens, o enredo, o final...Esta estratégia faz com que estejamos mais atentos à história.



E os mais novos registaram assim...E bem!


Então se Carnaval é sinónimo de "Palhaçada", decidimos também fazer hoje uma, em jeito de experiência...Decidimos "lançar" palhaços de balão ao ar!

Desenhamos nos balões as caras dos palhaços...


 Deitamos cerca de 50 milímetros de vinagre nas garrafas...


De seguida colocamos 3 colheres (café) de bicarbonato de sódio dentro do balão, o que foi um pouco difícil, pois não tínhamos um funil.

Depois, colocamos a boca do balões nos gargalos das garrafas, e os balões desataram a subir...Foi o delírio!



Isto aconteceu, porque ao juntar bicarbonato de sódio, libertou-se dióxido de carbono, logo este gás ocupa espaço e é por isso que conseguimos encher os balões.
Amanhã iremos fazer novamente...É que este grupo que fez a experiência, foi selecionado por "concurso" e os que não fizeram gostaram tanto, que têm todo o direito de o fazerem também!


Aqui fica a história, que esteve por trás de todas estas atividades.

1 comentários:

Juca disse...

Continuam muito animados ;-)
Boa, parceiros triquiteiros, beijinhos fixes para vós

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.