Triquicibernautas

20/02/2016

Ontem tivemos mais uma sessão de dinâmica de grupos. Desta vez para percebermos quais as caraterísticas de "Se Empreendedor". Primeiro a nossa professora contou-nos a história do Sr. Tobias que tinha muitas ideias e cujo maior sonho era transformar um terreno abandonado num lindo jardim. Quando concretizou esse sonho, pensou logo como poderia continuar a ajudar as pessoas.Então criou um projeto que, com COLABORADORES foi crescendo com sucesso. 
Exploramos oralmente a história e concluímos que o Sr. Tobias estava feliz porque tinha realizado o seu sonho e isso é o que fazem as pessoas empreendedoras.


Através da história, de uma forma implícita, conhecemos as carateristicas de "SER EMPREENDEDOR". Ou seja, a história serviu para introduzir conceitos que posteriormente iriam ser trabalhados. Utilizando cartões individuais a nossa professora mostrou-nos as carateristicas do "SER EMPREENDEDOR", que tinham sido identificadas através da história.

Em pequenos grupos falamos de cada imagem e foi muito fácil perceber as três primeiras, que são "SABER ESCUTAR", "TER IDEIAS", "SABER PARTILHAR". A quarta imagem dava-nos a ideia de um "projeto de ciências; experiências", e não estavamos longe da ideia da imagem que é "COLOCAR A NOSSA IDEIA EM PRÁTICA, OU SEJA TERMOS UM PROJETO!



Depois de explorarmos estas carateristicas, fizemos um jogo que consistia em colocar a respetiva imagem, por cima das imagens correspondentes que estavam na "Ficha" que tinha sido entregue previamente. Também cada um de nós identificou em voz alta quais as imagens com que se identificavam.


 

Por fim, individualmente, fizemos um círculo à volta das imagens com que nos identificávamos.


O engraçado, é que quase todos nós tínhamos as quatro carateristicas... Sinal, de que estamos quase prontos para colocar o nosso projeto em prática!

Os únicos (poucos) que revelaram alguma dificuldade em perceber estas carateristicas foram os mais pequeninos da nossa sala...Mas chegaram lá com a nossa ajuda e orientação!
Então veio a parte melhor...No final desta atividade a nossa professora disse-nos que todos temos capacidades de fazer aquilo que sonhamos, de pormos em prática o nosso projeto, portanto, de sermos EMPREENDEDORES!
Bom fim de semana...Continuamos na segunda-feira com o projeto "Ter ideias para mudar o mundo...O nosso"!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.