Triquicibernautas

24/02/2016

A manhã estava chuvosa e a nossa professora ainda hesitou na ida ao Ginásio. Mas como nós estávamos cheios de vontade de ir e como o ginásio é logo ali ao lado, lá fomos com capuchos na cabeça e os guarda chuvas para nos proteger da "chuvita" que teimava em cair. Ainda tivemos ajuda de duas mães, o que foi fantástico.
A alegria foi imensa assim que chegamos, pois já não vínhamos há três semanas. A vontade de explorar o espaço era enorme.
:
Hoje estivemos a fazer uma sessão de psicomotricidade... E agora damos voz à nossa professora para ela explicar o que é isto:
A coordenação motora na criança é estimulada desde muito cedo. Trabalhar a motricidade tanto fina como ampla é algo muito importante em todos os níveis da Educação de Infância, pois o desenvolvimento motor é um processo sequencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica. 
A Coordenação motora é a capacidade que temos de coordenar os movimentos decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades motoras dos músculos e articulações. É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos.
Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).
A coordenação motora grossa ou ampla é aquela que permite a criança dominar o corpo no espaço, ou seja, pular, caminhar, correr, dançar, contornar obstáculos, etc. As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel que vai muito para além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.







Foi uma Diversão...Adoramos o ginásio!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.