Triquicibernautas

14/01/2016

Nos últimos dias temos conversado muito sobre a chuva que tem caído e sobre os estragos que têm feito. Mas também sabemos que a chuva é muito importante por variadas razões.
Estivemos a ver e ouvir a história "A Gota gotinha", que podem ver Aqui e que nos fala de "uma gotinha especial e transparente que está dentro de uma nuvem. Um dia a grande nuvem choca com outra e a gotinha cai na terra sem saber muito bem o que se vai passar". Uma história que fala da importância da chuva, da importância da água na terra, contada pelo espantalho Zacarias.
Gostamos muito desta história, que até decidimos fazer o (re)conto da mesma para transformar em livro. Está quase pronto e depois mostramos!

Mas por causa da chuva, também decidimos fazer um PLUVIÓMETRO. E o que é isto?  É um instrumento que serve para medir a chuva, a pluviosidade. E sabem porque tem este nome? É que em latim CHUVA diz-se PLUVIA, mas nós até poderíamos chamar a este instrumento "Chuvómetro"...Se calhar não ficava nada mal. 
Como fizemos: Nós usamos uma garrafa PET. Cortamos o topo da garrafa de plástico e viramos para baixo sobre a garrafa (em jeito de filtro). Desenhamos uma régua que nos vai dar a medição exata da chuva que vai caindo, ou seja, marca a escala e plastificamos, mas também seguramos a escala com fita adesiva dos dois lados…Depois deitamos terra com água no fundo da garrafa (assim a garrafa não tomba tão facilmente) até ao número zero É partir do zero que vamos começar a medir água da chuva e não do fundo da garrafa. 





Colocamos a garrafa num vaso de barro com bastante terra e preso com pedras para que não se vire com a chuva e o vento. O pluviómetro está preparado. 
Agora vamos fazer a leitura da água na garrafa todos os dias, mais ou menos à mesma hora. Para o preparar para o próximo dia, deitamos a água fora e deixamos água apenas até à marca zero. Tomamos nota das leituras numa grelha própria durante uma semana e depois, com os dados, iremos fazer um gráfico de barras com os resultados.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.