Triquicibernautas

31/10/2015

Dizíamos um destes dias por aqui, que não costumamos festejar o dia de Halloween, porque não faz parte do nosso património cultural, mas podemos falar deste dia para conhecermos outros locais, outras tradições e compararmos com o que nós fazemos.
Há nesta sala, 4 amigos que frequentam aulas de inglês  pelo que, desde o início da semana, nos falavam do Halloween, e de como se iriam fantasiar nesse dia para brincarem ao "doçuras e travessuras". Falamos várias vezes, em conversas de pequeno e grande grupo desta festa. 
E como somos nós que  "mandamos" essencialmente na planificação do dia a dia, de acordo com os nossos interesses e necessidades,  que emergem na maioria das vezes de situações vivenciadas, que decidimos abordar esta festividade. Estava no nosso diário de grupo, e foi isso que aconteceu! Não tivemos uma sala assustadora, não tivemos aranhas, vampiros, morcegos, abóboras,  mas tivemos sim, uma manhã em Inglês. E porquê? Porque a tradição do Halloween é de países de língua inglesa, como a Inglaterra e os Estados Unidos, e desta forma ficamos a conhecer outros locais e outras tradições, e comparamos com o que nós fazemos.
À semelhança do ano passado, convidamos a mãe do Gabriel que é professora de Inglês, para nos vir falar dessa tradição tão Inglesa, e que nós cada vez mais gostamos, fruto da insistência dos meios de comunicação.
Então a Professora Sílvia e a Professora Mary (que é mesmo inglesa), e vai ser nossa professora de inglês a partir de novembro, trouxeram-nos este vídeo, que nos ajudou no vocabulário e a contextualizar o Halloween, e até interagimos bastante.




Depois vimos este vídeo, que mostra como uma família tipicamente inglesa celebra o Halloween.



E por fim fizemos alguns jogos tradicionais de Halloween, que aparecem no vídeo. O primeiro foi:
Bob for Apples
Enchemos um recipiente com água, colocamos maçãs e tivemos de de apanhar as maçãs usando apenas a boca. (como no vídeo)


O segundo jogo chama-se:
Pass the Orange Halloween Party Game
Fizemos 3 filas com o mesmo número de crianças. Cada um de nós no início pegou numa laranja debaixo do queixo. Passamos a laranja sem usar as mãos e sem cair, ao amigo que estava a trás de nós.


O terceiro jogo chama-se:
Halloween Freeze Dance - Colocámos uma música e dançamos. Quando a música parava nós congelávamos. 



O quarto e último jogo chama-se:
Make A Mummy Party Game
A turma foi dividida em 4 grupos. O 1º de cada grupo é a Múmia. Cada grupo tinha um rolo de papel higiénico. Quando dissemos "GO" cada grupo envolveu a múmia.




E assim foi uma manhã memorável. Mas a nossa professora também nos disse que, afinal a brincadeira de "doces e travessuras" é de origem europeia, de há muito, muito tempo atrás (século IX), chamada de "souling"(almejar), e que consistia em pedir de porta em porta, não as doçuras e travessuras, mas sim "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de quadrados de pão com groselha e noutros sítios de Portugal a tradição é  o "Pão por Deus" uma tradição bem portuguesa, como podem ver  Aqui  e que em alguns sítios de Portugal ainda se faz isso. Podem até ler este artigo, que ajuda a desmistificar um pouco esta tradição de Halloween- O Halloween é Europeu?
Ainda houve tempo para brincadeiras no exterior…



 Desta forma, este dia comemorativo (de outros países) foi aqui lembrado, porque mostramos interesse nisso. (A)preendemos novos conhecimentos, e foi um dia doce. O Gabriel distribui no final do dia, as guloseimas que a sua mãe tinha trazido na abóbora e o Afonso fez o mesmo com os saquinhos decorados a preceito pela sua mãe. Às duas mães fica aqui o nosso muito obrigada.


FELIZ DIA DAS BRUXAS!

29/10/2015

Por aqui não costumamos festejar o dia de Halloween (dia das bruxas), porque não faz parte do nosso património cultural e desta forma, não nos "movimentamos" no sentido de decorar a sala com fantasmas, abóboras, aranhas, etc. Mas, podemos falar deste dia para conhecermos outros locais e outras tradições e compararmos com o que nós fazemos. É o que vai acontecer amanhã (teremos uma surpresa) e já está desde o inicio da semana na planificação do diário de grupo.
Hoje na conversa da manhã, ao redor da mesa grande, a conversa girou em torno deste dia, e alguns de nós até disseram que amanhã vinham fantasiados.
Então a nossa professora decidiu passar na tela, a história "Desejo da Bruxa", uma história da Professora Juca, que podemos ver Aqui e que nos mostra que não existem só bruxas más...Há bruxas que usando "palavras mágicas" se transformam em fadas madrinhas.


 No final da história, conversamos sobre esta e alguns de nós decidiram fazer o "Mapa da História".






Outros, porque somos mais novos, fizemos o nosso registo da história assim:



E até as mais recentes aquisições de 3 anos, a Leonor e a Laura não se calaram, enquanto não fizeram o registo delas. Aliás a Leonor disse à professora o seguinte: "A minha mãe disse-me que é para fazer a bruxa e a fada". E não é que fez?



Ainda ouvimos durante o dia esta canção "Oh bruxa má" da nossa amiga professora Alda, que gostamos muito e já sabemos na ponta da língua...


E agora a história, para ouvirem outra vez em casa. Amanhã continuamos!





QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.