Triquicibernautas

11/07/2015

O ano letivo 2014/2015, não poderia ter terminado, da melhor forma. Os pais dos Triquiteiros, organizaram um picnic, no parque da Termas da Cidade de Vizela, hoje, em pleno dia de S. Bento. A Triquiteira -Mor, também foi convidada, e agradece o excelente dia que passou com todos. Os petiscos foram imensos, as sobremesas deliciosas, e a bebida foi muitaaaaaaaaaaaaaaa. (água, claro!!!) 




Também houve muitas brincadeiras, e conversas...




Passeio pelo parque... café e gelado na esplanada do chalé!





Mais tarde, fizemos uma caminhada de ida e vinda às cascatas de Santa Eulália!



Num instantinho estávamos na Madeira…Olhem só as bananeiras atrás de nós!





As cascatas são muito bonitas, e os Triquiteiros adoraram chegar ao cimo.


Estávamos cansados, mas valeu a pena.

Obrigada Pais, por mais estes momentos de afetos. É muito bom estarmos juntos, em atividades facilitadoras de interação entre escola/família. Como refere. Henderson, 1987 "Clima aberto e amistoso, onde são facilitados sem serem forçados, tanto a nível físico e psicológico, o encontro entre pais e professores, são facilitadores da interação". É o envolvimento saudável, que causa o sucesso, destas relações.

Boas férias para todos, cheias de Triquiteirices!!!

08/07/2015

Por aqui defendemos que o portefólio reflexivo de cada criança, como estratégia de avaliação alternativa, oferece uma possibilidade de organização de elementos e informações significativas que documentam o desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança. Desta forma, se bem concetualizado e realizado, o portefólio é um apoio imprescindível no processo complexo de avaliação em educação de infância. À semelhança do que aconteceu no primeiro e segundo período, neste último período do ano letivo 2014/15, fizemos as nossas escolhas, a nossa seleção de trabalhos, que colocamos no portefólio, junto com os registos da conversas/reflexões sobre a escolha dos mesmos, com a nossa professora.
A seleção e reflexão das nossas escolhas, são muito importantes, porque ao avaliarmos conjuntamente (dando voz, à pedagogia das relações e da escuta) regulamos a nossa própria aprendizagem, já que adquirimos novos conhecimentos e competências, e encorajamos a autoanálise quando refletimos sobre o que foi feito, e como foi feito, de forma critica. 
As nossas famílias tiveram acesso a toda esta informação, na nossa reunião de avaliação, realizada ontem ao final da tarde. Os portefólios foram “visitados” no momento da avaliação por alguns de nós que estávamos com as nossas mães.


No entanto, todos os portefólios foram para casa, para que possam ser (re)visitados em família, e regressam em setembro, juntamente connosco…Os nossos amigos que transitam para o primeiro ano, ficam agora com o portefólio que construíram durante 3 anos.
Boas Férias!

05/07/2015

Na sexta-feira, foi dia de dizer adeus. As atividades letivas terminaram, e agora é tempo de férias. Nesta última semana, já éramos poucos, os que por aqui andávamos, e no último dia éramos apenas 11, mas mesmo assim foi um dia divertido!
Aceitamos o convite da Professora Fátima, e juntamo-nos todos a saborear os biscoitos de limão que a turma E tinha feito...e ouvimos o Tomás a explicar como o fizeram.


 Estavam deliciosos!



Depois desta saborosa degustação, estivemos a fazer fotos... "A dois", "a três", "só meninos", "só meninas", "ali ao pé daquela janela, é que fica bem"...

E a atirar beijinhos, para todos com votos de boas férias.

E por falar em férias, vai agora falar a Triquiteira Mor:

Desejo que nestas férias de verão, brinquem muito... com os vossos amigos, com os vossos pais, ao ar livre, na praia, nos espaços verdes, na montanha. Desejo que leiam muito. Ler é especial. A leitura na infância é algo que a vossa professora apelida de "primavera de livros".
Para os 8 finalistas, além dos votos de boas férias, desejo que na nova viagem que irão começar, no primeiro ciclo, saibam colocar em prática, todos os "ensinamentos" que partilhei convosco ao longo do caminho que percorremos juntos. A vossa professora tentou, ao longo desta caminhada, fazer aquilo que o seu amigo Rubem Alves, chama de "dar o beijo da bela adormecida", ou seja, despertar, provocar, aquilo que estava adormecido dentro de vós, e encontrar estratégias para vos tornar seres investigativos, ativos, proativos, reflexivos, com sede de conhecer o mundo, e uma vontade imensa de continuar a "aprender a aprender". Espero que o tenha conseguido.
Para os 15 que ficam, fica a certeza do nosso (re)encontro em setembro, para mais um ano de cumplicidades, afetos, amizade, companheirismo, e essencialmente de "provocação" das vossas mentes.

Boas Férias a todos.

Nota - A entrega de avaliação, e dos portefólios individuais, é no dia 7 das 17 às 19h. Conto com todos, pais e filhos, para uma despedida individual.

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.