Triquicibernautas

02/11/2015

"As crianças aprendem e se desenvolvem melhor quando são parte de uma comunidade de aprendizes - uma comunidade em que todos os participantes contribuem para o bem-estar e a aprendizagem" (Carol Copple e Sue Bredekamp)
Esta citação leva-nos à seguinte questão: Como pode o espaço, ser encarado como 3º educador? Como podem as paredes da sala falarem e refletirem o valor da vida das crianças e do seu processo de aprendizagem?
Temos andado por estes dias às voltas com a nossa identidade. Ao trabalharmos a nossa identidade, celebramos a nossa singularidade individual através do autorretrato e de uma fotografia, e a colocação deles em conjunto apresenta uma representação visual de uma comunidade de aprendizes. Esta é uma boa maneira de reconhecer os pontos fortes, os sucessos e realizações da comunidade e de cada criança.
O mesmo acontece com o retrato da nossa família, (o nosso mundo) porque nos centramos na nossa identidade familiar e incorporamos a presença das famílias no ambiente da sala de atividades.





A autoestima é mais desenvolvida, centrando-se sobre a nossa identidade e vai ao mesmo tempo "honrar" a nossa vida familiar.
E foi assim que penduramos uns ramos maravilhosos numa das paredes da sala com os retratos de cada família, juntamente com a foto que foi enviada de casa pela família.





A nossa professora acha que é muito reconfortante e acolhedor para nós, ver as nossas famílias exibidas na sala. Isto é uma forte declaração de apoio mútuo e compromisso connosco,
Este é o "cantinho da família"…Um lugar seguro!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.