Triquicibernautas

24/09/2015

Ontem, o Gabriel dizia que o outono estava a chegar. Segundo o calendário das “estações do ano”, é mesmo assim. Só que em países de clima temperado como o nosso, os dias ainda continuam durante muito tempo com céu azul, muito sol, as noites são um pouco mais frias, mas ainda andamos de manga curta, etc, e isto faz-nos ainda um pouco de confusão.
Mas, a Isabel também nos disse que as árvores vão começar a mudar de cor, aliás, já não há só folhas verdes, já há algumas amarelas. A Helena referiu que as cores das folhas das árvores também vão ficar vermelhas, laranja e castanhas. 
A nossa professora disse-nos que realmente o OUTONO é uma estação especial, e que ela adora. Também nos disse que no país da "Princesa Hakuiky" (Japão) as pessoas costumam ir “caçar as cores do outono”, ou seja, vão passear ao ar livre para ver a beleza das cores do Outono.
Assim que as nossas árvores estiverem assim, em “explosão de cores de outono”, nós iremos fazer uma visita ao nosso parque das termas, que é bem bonito.
Então, depois de toda esta conversa, a nossa professora contou-nos a história “As cores do Outono”
"A pintora Rosa Ratinha pintava quase todos os seus quadros no estúdio. Só no Outono é que saía para pintar ao ar livre. O Outono era a estação preferida de Rosa. Havia tantos matizes surpreendentes na paisagem! Certa vez, num belo dia de Outono, a pintora embalou tela, cavalete e tintas, e foi passear para junto de um tranquilo lago não longe de casa. Conhecia um lugar bonito e plano em cima de uma rocha, de onde tinha vista para os bosques e montanhas ao fundo. Aí montou o cavalete com a tela e começou a pintar com pinceladas generosas. Na árvore oca que estava por detrás dela, morava um gnomo da montanha que a observava enquanto pintava. — Isto é que é um quadro esquisito! — disse ele, quando Rosa acabou de pintar. — Nem se vê o lago nem as montanhas. Como se chama este quadro? — O quadro chama-se As cores do Outono — disse Rosa Ratinha. — Não se vê o lago nem as montanhas, é verdade. Só pintei o Outono, aquilo que sinto quando olho para esta paisagem. — Ah, agora entendo — disse o gnomo. — É muito interessante. De repente, levantou-se um vento forte que arrancou a tela do cavalete. Ela foi pelos ares a voar e desapareceu por entre as árvores na margem do lago. Rosa Ratinha desceu a montanha e foi buscar o quadro. Tinha dois rasgões e havia muitas folhas, agulhas de pinheiro e pedrinhas coladas na tinta fresca. — Que pena! — disse o gnomo da montanha. — O quadro agora está estragado. — De forma alguma! — exclamou Rosa Ratinha. — Agora é que está completo! O vento do Outono também participou na pintura e ficará para sempre no quadro com estes dois rasgões! E as folhas que estão coladas também são bem-vindas. Agora é que o quadro tem uma história! E só agora é que começou a viver!"
 (Erwin Moser Mario der Bär Weinheim Basel, Parabel, 2005 (Tradução e adaptação)

Depois disto, decidimos também nós fazer o nosso quadro “As cores do Outono”, mas não nos ficamos pela área da pintura…Sabem porquê? É o que o nosso T2 também tem um “laboratório de ciências”, e isto era uma boa forma de nos “apropriarmos de mais um espaço”. Vamos aliar a pintura à experiência.

Munimo-nos das tintas, salpicamos o papel de cenário…



Mas precisávamos de “vento” para fazer a “explosão” das cores do outono. E como fazer? O Afonso Sousa sugeriu a ventoinha, mas decidimos antes experimentar o secador de cabelo.







E a explosão aconteceu… Cá estão as nossas telas “As cores do Outono”!


E assim, tal como referíamos no inicio desta semana, o ambiente onde nos movemos ganha significado, pela maneira como realizamos experiências de aprendizagem, de forma a um suporte estrutural de atividades, com significado marcante para o nosso quotidiano!

Nota para os pais: É natural que não vejam aqui todas as crianças, mas só participaram da atividade, aqueles que quiseram!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.