Triquicibernautas

21/05/2015

“As crianças são cientistas ativos‟ que procuram, constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade sobre o mundo que as rodeia” (Reis, 2008: 16).
Investigadores têm vindo a afirmar a necessidade de uma educação em ciência para todos, a partir do pré-escolar. A respeito da importância da educação em ciências, o documento final da Conferência Mundial sobre Ciência para o século XXI proclama que a educação científica, abrangendo todos os níveis, é parte do direito à educação, reconhecido a todos os homens e mulheres (UNESCO & ICSU,1999: 7).
A abordagem da ciência nas primeiras idades não é, todavia, entendida como ensino da ciência em si mesma, mas como a possibilidade de nos oferecer “um manancial de factos e experiências com uma forte componente lúdica” (Sá, 2000: 3) que contribua para o seu desenvolvimento pessoal e social. Considera-se importante que nós crianças possamos ter um contacto direto com atividades de natureza prática, contextualizadas.
Foi o que aconteceu com a experiência da “germinação do feijão”. Já aqui vos tínhamos dado conta, deste assunto Aqui.


Ao longo das últimas duas semanas, fomos verificando e registando as alterações das sementes de feijão. A nossa curiosidade leva ao questionamento, e é claro que fomos levantando as nossas hipóteses, no sentido de fazer e pensar sobre o que fazemos.
Ontem não estivemos na sala, e hoje quando chegamos, reparamos que já tínhamos “pé de feijão”. E “o pé de feijão”, vai ser transplantado amanhã…Vai ficar na nossa horta, ao pé da sementeira de feijão!




A educação em ciência deve desenvolver-se desde cedo, interligando conhecimentos teóricos, hábitos de pensamento, prática, e registo.
E foi esse registo, que alguns de nós concluíram hoje.





“A abordagem de assuntos científicos no pré-escolar, através do trabalho experimental, deve permitir alargar, expandir e aprofundar os saberes, a experiência direta e as vivências imediatas das crianças” (Baptista e Afonso, 2004, p. 36).

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.