Triquicibernautas

08/04/2015

Este é o mês escolhido para assinalar o "Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância". A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vizela em colaboração com a Câmara Municipal de Vizela e outras entidades do concelho, vai assinalar este mês através da campanha "Laço Azul". O agrupamento de escolas de Vizela também se associa a esta causa, e claro o nosso Jardim de Infância.
Com o intuito de articular a relação escola/família, foi elaborado um calendário de atividades diárias onde a CPCJ de Vizela incentiva os pais a levarem a cabo com os seus filhos, as atividades assinaladas nesse calendário. Esse calendário já foi para casa, bem como os laços azuis para nós e para os nossos pais. Devemos usá-lo todos os dias até ao final de Abril.
Mas o que é isto do “Laço Azul”, ou da campanha “Laço Azul”- Blue Ribbon? Esta campanha iniciou-se em 1989, na Virgínia, E. U. A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, colocou uma fita azul à antena do seu carro para revelar aos curiosos que a questionavam, a trágica história dos maus-tratos à sua neta, a qual já perdera um irmão, também ele vítima de maus-tratos. Bonnie optou pela cor AZUL uma vez que não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos.
Foi isto que estivemos a ouvir e a conversar hoje com a nossa professora. E chegamos à conclusão que não gostávamos nada de viver numa casa onde fossemos agredidos quer fisicamente, quer verbalmente, porque:
“Ficamos tristes; Magoados; O coração fica preto, partido e com a luzinha apagada.”
Então estivemos a ver este pequeno vídeo intitulado “No meu mundo – Mês da Prevenção maus tratos na infância”, e no final opinamos sobre o mundo de cada um de nós.


E ainda bem que no mundo de cada um nós cabe: "A felicidade; a paz; o amor; os abraços; os beijinhos; os presentes; as brincadeiras; o miminho; o carinho; as bolinhas de sabão sorridentes; as flores; o sol, etc."

Senão vejamos o que passamos para o papel…

 

"No meu mundo sou feliz. Há passeios e brincadeiras com o Pai e a Mãe"... "No meu mundo sou feliz. O pai e a mãe dão abraços e beijinhos."
"Este coração diz que eu sou feliz e tenho carinho"..."A minha familia é mesmo feliz. Partilho brinquedos com o meu irmão. Durmo muitas vezes com a mamã."
 "No meu mundo faço bolas de sabão no meio das flores"..."No meu mundo há abraços e felicidade"
"O pai e a mãe apaixonaram-se. O coração deles tem muito amor e carinho por mim"...O meu mundo tem miminho"
"No meu mundo sou feliz. Tenho carinho, amor e brinquedos"..."O meu mundo é giro,porque estou feliz. Os pais dão-me miminho"
"No meu mundo sou feliz. Há jogos de esconde esconde"..."No meu mundo sou feliz. Tenho muitos abraços"
"No meu mundo há a ternura dos amigos a brincarem"..."No meu mundo sou o sol da casa da minha avó"
"No meu mundo os meninos dão as mãos. É carinho!"..."No meu mundo, a flor é a felicidade"

 Afinal, somos crianças com um mundo muito próprio, e nosso é muito feliz.

"E andamos com os nossos laços azuis, para as pessoas saberem que não se deve bater e gritar, e assim fazerem-nos felizes." 

Entretanto, a cerimónia de abertura oficial do "Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância" teve lugar hoje dia 8, pelas 10 da manhã, no edifício da Câmara Municipal de Vizela, e lá está patente uma exposição intitulada de “Palavras do mundo com afetos”, com trabalhos de várias escolas, incluída a nossa, e da qual já demos conta aqui:Palavras do Mundo com Afetos
Amanhã continuamos!!!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.