Triquicibernautas

21/04/2015

Começamos o dia a conversar ao redor da mesa grande, como sempre. E começamos conversando sobre a história "A flor mais alta do mundo" de José Saramago.
Visualizamos mais uma vez este vídeo, para nos situarmos, e também porque a ML não esteve connosco ontem.


Analisamos e refletimos esta história, percebemos a sua mensagem, e só não percebemos porque é que o José Saramago disse que não sabia escrever histórias para crianças. É, como disse a Gaby :" Não entendo...Esta história é tão bonita, e ele diz que não sabia contar histórias para crianças.", ou como refere o Zé Guilherme : "É tão lindo, o menino salvar a flor de morrer à sede, e a flor dar-lhe uma pétala para o cobrir do frio."
Depois decidimos responder ao desafio de José Saramago de construir a nossa Maior Flor do Mundo. Só que não ficamos por aqui...Demos largas à nossa imaginação, e pensamos sobre como seria se  nós fossemos a Maior Flor do Mundo. Além de construirmos a nossa frase, como de poesia se tratasse,  registamos a mesma através de pintura.
No final desta "produção artística" comunicamos ao grande grupo (tempo de comunicação) o que tínhamos realizado.
"Se eu fosse a flor mais alta do mundo, seria feliz porque tinha pétalas brancas e sementes, que davam AMOR!
"Se eu fosse a flor mais alta do mundo,teria sementes no centro, e de vez em quando poderiam cair com CARINHO e nascer mais flores!"
"Se eu fosse a flor mais alta do mundo,seria feliz, porque tinha muita LUZ!"
"Se eu fosse a flor mais alta do mundo, eu seria bonita, pois vivia num lugar cheio de SOL, e ÁGUA!"
"Se eu fosse a flor mais alta do mundo, eu seria a flor mais bonita do mundo, porque tinha sementes para COMPANHIA!"
"Se eu fosse a flor mais alta do mundo,queria que o menino me desse muita ÁGUA para não ficar MURCHA"
"Se eu fosse a flor mais alta do mundo, dava uma pétala ao meu melhor AMIGO!"
 "Se eu fosse a flor mais alta do mundo, eu era feliz. Tinha muito SOL, RAÍZES, e  SEMENTES como AMIGOS!"


 Mas não ficamos só por este "Jogo", também fizemos o "Quem quer ser milionário", em jeito de "compreensão literária" desta história, e estivemos todos muito bem.


 Respondemos a perguntas como estas por exemplo:

Quem é o escritor desta história?
 Hélder Magalhães?
José Saramago?
Luís de Camões?

Quem é a personagem principal da história?
Um menino.
Uma menina.
Uma flor.

O menino atravessa o fundo do seu quintal a:
A brincar como um periquito?
A brincar como um pintassilgo?
A brincar como uma gaivota?

O menino resolveu ajudar a flor. Para a regar ele usou: 
Um regador.
Pegou numa mangueira e levou a água do rio que passava ali perto.
Levou a água na concha das mãos.

Com a ajuda do menino a flor....
Não conseguiu sobreviver.
Sobreviveu e cresceu muito.

Depois de ajudar a flor, o que fez o menino? 
Regressou a casa.
Adormeceu debaixo da flor.
Foi explorar a floresta.

Quando os pais o encontraram, ele estava a dormir coberto por.... 
Uma manta.
Um lençol.
Uma pétala.


 Estamos prontos para participar no programa da televisão! Amanhã continuamos.

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Tantas boas ideias... gostei do "quem quer ser milionário", vou guardar!
Beijinhos fixes para todos!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.