Triquicibernautas

16/04/2015

A história "A árvore Generosa" tem-nos feito companhia nos últimos dias. Com ela questionamo-nos sobre o que se pode fabricar com as árvores; se elas nos são úteis no dia a dia; Se conseguiríamos viver sem elas no dia a dia; se devíamos preservar a natureza; etc. E isto foi a nível ecológico e ambiental, porque esta história tem uma vertente da formação pessoal e social muito vincada. Mais uma vez, os afetos, os valores estão aqui bem presentes.
Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein, e foi escrito em 1964. Conta a história de uma árvore e um menino, e fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim – ainda que isto signifique a sua própria destruição. A árvore ensina, por meio do afecto, uma relação de troca sincera e desinteressada – essa que o homem parece desaprender com as exigências da vida adulta.


Mas destas conversas, quer a nível ecológico, quer a nível dos afetos, daremos conta noutra altura. Para já deixamos a história para conhecerem (se for o caso), e para os nossos pais a abordarem em casa connosco.


E deixamos também o nosso “reconto” da "Árvore Generosa", bem como as nossas ilustrações.


Amanhã continuamos!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.