Triquicibernautas

09/03/2015

Já aqui referimos em As velhas que estávamos a construir velhas para celebrar uma tradição pagã e muito antiga da nossa cidade, ou seja, para a “ Sarra-se-a-velha”. E que tradição é esta?
A “Sarra-se-a-Velha” é um costume que já vem de há muito tempo, sendo uma das tradições mais antigas de Vizela, que se assinala na noite da quarta-feira que procede o terceiro domingo da Quaresma.
A meio da Quaresma acontece um ritual, uma espécie de festa, um cerimonial de descompressão, de expurgação das últimas impurezas que tenham ficado da transição do solstício para o perfeito cultivo da terra na Primavera. Um ritual, portanto, comprometido com a fertilidade das terras, mas não só. Reza ainda a história que o objetivo é também serrar aquelas mulheres de idade relativamente avançadas e solteiras, ao som de cânticos fúnebres.
Atualmente a "Sarra-se- a- Velha" é encenada principalmente pelas crianças das escolas, que se passeiam pelas ruas da cidade com bonecas feitas em papel.
 Regra geral à noite o Callidas Clube organiza um pequeno concurso para as bonecas de papel onde se escolhe a mais bonita e no final faz-se uma fogueira com todas as bonecas. 
Este ano letivo, decidimos participar desta tradição, e cada um de nós construiu em contexto de sala de atividades, a sua velha para queimarmos na fogueira da próxima quarta-feira (dia 11 de março).
E esta “empreitada” de velhas, foi “tocada” a várias mãos. Começou com a ajuda da Avó Tina, na construção do esqueleto das velhas...
E continuou com a nossa participação, e com a ajuda da nossa professora no “vestir”, das velhas, bem como da ajuda da Cristina, sempre que estava connosco na sala.


Hoje tivemos também a colaboração do pai do Gabriel. Passou a manhã connosco, e ajudou-nos a terminar as velhas que faltavam. E foi uma bela e grande ajuda. Muito obrigada!

Só falta fazer uma “Velha”, porque o nosso amigo Rafael tem estado doente, e ainda não a fez. Todas as outras estão prontas, e já foram hoje para casa. Antes de as levarmos, posamos com elas, assim…




Agora pais, tenham em atenção: Segundo a tradição, as velhas têm mesmo de serem queimadas, porque se não o fizermos, corremos o risco de termos azar na vida!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.