Triquicibernautas

10/03/2015

A semana da leitura do  nosso agrupamento aproxima-se. Nós estamos implicados nesta efeméride, e comprometemo-nos a "trabalhar" palavras do mundo, para uma atividade da qual vamos fazer parte, e que chama "Palavras do Mundo à Solta".


Começamos a falar destas "Palavras do Mundo" aquando da atividade com a AIREV, Lembram-se que dissemos que íamos interligar várias atividades? Podem lembrar  Aqui. Esta semana, (re)visitamos o que já fizemos, e (re)lembramos as músicas, e histórias que nos acompanharam na altura, e hoje interligamos com a história que  a nossa professora nos trouxe  na hora da "Mala das Histórias"- "Gosto de ti" de Bénédicte Carboneill, e que versa sobre a "Medida do Amor" - "No dia em que o Hugo lhe disse que gostava mais dela que de qualquer outra pessoa no mundo, a Rosa ficou muito confusa. Como podia ele saber? Seria possível medir o Amor? Então isso queria dizer que o pai, a mãe e a avó não gostavam tanto dela como o Hugo? Depois de conversar com todos eles, a Rosa compreende por fim que o amor está no coração de todos aqueles que gostam de nós e que é impossível medi-lo." Um livro enternecedor e magnificamente ilustrado, que poderão espreitar aqui, no Gosto de ti
Então estivemos a conversar novamente sobre o amor, a amizade, os afetos... E cada um de nós já escolheu a sua palavra do mundo, que irá andar à solta lá mais para diante. Estas palavras além de "andarem à solta", também irão fazer da atividade da CPCJ "Palavras do Mundo com Afetos".
E vai daí resolvemos fazer um jogo com algumas das palavras escolhidas. A nossa professora sugeriu darmos  uma cor às palavras que ela referisse, e justificarmos essa escolha:

- AMOR - Vermelho (Gaby) - Porque é a cor do coração e do sangue (Rodrigo Portas)
- AMIZADE - É da cor do arco-iris, porque a amizade é muito colorida (Joana)
- TRISTEZA - Preto (Maria) - Quando ficamos tristes, o coração fica preto, negro, zangado (Inês)
- ALEGRIA - Amarelo - Porque ficamos felizes como o sol (Isabel); A alegria é como uma bola de 
  sol. (Gaby); A alegria é como uma estrela muito grande...como o sol.(Nuno)
- SAUDADE - Azul - (Leonor) - Porque quando gostamos muito duma pessoa, e ela vai embora,         ficamos tristes, e choramos. (Maria); Parece o mar, o oceano (Gaby)
- FELICIDADE - Verde - Como as árvores da primavera, cheias de flores. (Sofia)
- MEDO - Branco - Da cor dos fantasmas. (Leonor)

Foi pena não gravarmos este belo momento, mas a nossa professora não consegue fazer tudo aos mesmo tempo. Mas como disse a Maria: "Estivemos todos muito bem a fazer este jogo. Até parecemos poetas. Palmas para nós!" 
Entretanto já estamos a colorir as nossas "Palavras do Mundo", do qual falaremos noutra postagem. Deixamos só um cheirinho...



Deixamos também uma música nova, que adoramos ouvir e dançar - "Adivinha o quanto gosto de ti"



Até amanhã...Com Carinho!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.