Triquicibernautas

17/03/2015

Nos nossos “passeios” virtuais e livrescos, sobre pintores famosos, encontramos Pablo Picasso, já há algum tempo. Mas só agora decidimos debruçar-nos mais afincadamente nele.
À semelhança de Miró e Dali, é um pintor espanhol. Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, criou o seu próprio ateliê.
Agora que o dia do pai se aproxima, e quando falávamos dos "adjetivos" dos nossos pais, uma das atividades que ficou planeada no nosso diário de grupo, foi o de fazer o retrato do nosso pai. Desta vez, e aquando da “visita a Picasso”, ao visualizarmos este retrato, decidimos desenhar o nosso pai à Picasso. É portanto este quadro que nos serve de inspiração!


Utilizamos vários materiais de desenho e pintura. Começamos por desenhar a cara do nosso pai, com lápis de cera preto.
Depois pintamos com marcadores, lápis de cera, guaches e aguarelas. Foi ao gosto de cada um de nós!

Deixamos alguns exemplos do produto final. A este "produto final", juntamos as “palavras poéticas” sobre os nossos pais.





Foi mais uma atividade muito divertida. Além do divertimento, fizemos abordagem (como sempre) às artes integradas, e estivemos a apreciar obras de arte, à semelhança do que diz a  (Brochura "As artes no JI" DGIDC - "As artes plásticas e a música na educação de infância assentam essencialmente em atividades de expressão,  fruição, experimentação e descoberta, que constituem pilares sobre os quais as aprendizagens futuras e a personalidade se vão edificar".

E esperamos lembrarmo-nos disto um dia mais tarde:“ Toda criança é uma artista. O problema é como manter-se artista depois de crescido.” (Pablo Picasso)

Entretanto, temos tudo pronto para recebermos os Pais, amanhã! Sim…por aqui (no J.I.) o dia do pai festeja-se a 18 de março, pois no dia 19 é feriado concelhio! 

Então até amanhã!

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Ficaram mesmo fantásticos os vossos retratos à Picasso!
Engraçado como quase todos optaram por colorir o rosto a duas cores...
E um feriado no dia do pai não é para todos... sortudos!

Romy disse...

Olá Juca. Que bela observação - "Engraçado como quase todos optaram por colorir o rosto a duas cores..." Prendeu-se com o facto de terem visualizado um livro, em que o rosto dos "retratos" estavam assim! E depois, como tão bem sabes, um começa...e logo outro vai atrás! Beijinhos

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.