Triquicibernautas

03/03/2015

A nossa incursão pela música, pelos vários estilos musicais continua. Tínhamos já referido que estávamos a fazer pesquisas sobre a música clássica, mais concretamente sobre a data do aparecimento deste estilo musical.
E segundo alguns sites, como  este (por ex:) A Gazeta do Povo, a música clássica surge em França, no final do século 12, dentro da igreja católica. Um dos primeiros compositores é Leonin, que trabalhava na dita igreja de Paris. Foi pena não podermos ouvir a música, por já ter sido desativada do youtube, mas acreditamos que "seria muito parecida com a música do tempo do Afonso Henriques." (Maria)
Mas hoje fomos descobrir um dos grandes nomes da música clássica, a par de Vivaldi e Beethoven, que tão bem conhecemos...Hoje, conhecemos Mozart!
E para começar, a história do PréHistórias (Mozart), deu-nos uma grande ajuda. Ficamos a saber muito sobre este "menino músico", que aos 4 anos já tocava Cravo, e que escreveu mais de 600 músicas, sendo uma das mais conhecidas esta que estivemos a ver "A flauta mágica", e que tanto gostamos.

Depois destas "aprendizagens", a vida de Amadeus Mozart, apareceu em algumas das nossas produções individuais.



Produções essas com as respetivas "legendas":
-O Mozart estava no quarto a dormir. A irmã acordou-o, e ele foi apanhar pautas musicais. (Gaby)
-O Mozart estava a tocar a flauta mágica. (Nuno)
- Amadeus Mozart está a tocar piano. (Rodrigo)
- O Mozart foi à escola aprender a fazer música. Foi o melhor músico e recebeu um prémio. (Maria)
- O Mozart foi à escola para aprender música. Voltou para casa e encontrou uma flor, que era a flor mágica. (Leonor)
- O Mozart inventou pautas musicais para o coração. (Joana)
- O Mozart tocou piano para a irmã Maria Ana. (Inês)
- O Mozart escreveu notas musicais de todas as cores. (Sofia).

Mozart aparece ainda assim: - "Vamos fazer música como o Mozart?"(M.L.)


Ou ainda, quando decidimos fazer o retrato do Mozart, com acabamento em aguarelas, "Parece-me que na história da professora Juca, o retrato do Mozart aparece assim...Parece pintado a aguarelas." (Gaby)


E ainda encontramos informação sobre Mozart num livro da sala...Foi de um projeto sobre Mozart, que outros amigos nossos fizeram há alguns anos atrás. Não foi Joana? 


Para terminar, a nossa sessão de relaxamento diário (que é de cariz livre...fazemos os movimentos que queremos...podemos ficar de olhos fechados, etc), só poderia ter música de Mozart. Querem espreitar?

Até amanhã!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.