Triquicibernautas

18/03/2015

Porque amanhã é feriado, festejamos hoje o dia do pai, no nosso espaço de atividades. Por aqui, consideramos que o “Dia do Pai” se insere nas “datas mais importantes, e especiais” a festejar. Primeiro, porque é uma boa oportunidade de “trabalharmos” a valorização da figura paterna, e em segundo lugar porque também é importante refletirmos nas diversas configurações familiares.
À semelhança de anos anteriores, refletimos muito sobre este assunto: Será bom celebrar esta data, e muitas vezes “encarregar” de a lembrar a outras crianças que não têm por vários motivos o pai por perto. Mas, e aqueles que têm os pais (no sentido lato da palavra) por perto, ou os outros "pais", que são também eles pais, e querem celebrar o dia? Como fazer nesta dualidade da questão? É que receber os Pais na escola, para comemorar a data, pode ser frustrante para algumas crianças. O Pai pode não poder vir à comemoração, por motivos de trabalho, distância, outra família, ou outros.  
Ao propormos celebrar esta data com os "Pais", tivemos o cuidado de legitimar o sentimento de cada criança e da sua família. Na ausência do Pai, convidamos a pessoa que queríamos para realizarem connosco “Atividades com Afetos”.  Todos foram bem vindos...os Pais, Avós, Padrinhos ou Mães.  O importante é que no futuro, o dia seja recordado como algo de bom.
Afinal dia do pai e dos “pais” é todos os dias. Mas hoje foi assim. Ao longo do dia fomos “brindados” com a presença daqueles que vieram festejar esta data connosco. Entre pintura, desenho, jogos, conversas, histórias, brincadeiras no exterior, presentes oferecidos aos pais, o nosso dia ganhou um colorido muito especial.
E porque as fotos são muitas, escolhemos as melhores e mais significativas, e criamos um vídeo.(Quem quiser o vídeo, pode pedi-lo à nossa professora)


Para além destas atividades, preparamos ontem um painel, com as letras do abecedário, e as nossas fotos, a que chamamos “Abecedário das palavras ternas”.
Hoje os nossos pais escolheram uma letra, (não podiam repetir), e com essa letra formaram uma palavra que se aplicasse a nós. Foi muito interessante, até porque algumas das palavras, fomos nós que sugerimos aos nossos pais. A palavra ficou junta da nossa fotografia.

A nossa professora fez com a Inês, e a pedido dela a letra escolhida foi a letra (J) e a palavra “Jogadora”. 


Foi um dia fantástico, uma "lição" de afetos, e nós as crianças é que ficamos a ganhar! Obrigada a todos pela presença. 

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.