Triquicibernautas

05/03/2015

A nossa professora deu-nos a conhecer um pintor novo. Chama-se "Johannes Vermeer", e tal como "Van Gogh" (que já conhecemos) é Holandês, viveu no séc.17, e nunca saiu da sua terra natal - Delft.
E como é originário da Holanda, estivemos a conhecer também um pouco mais deste país tão bonito, cheio de canais e flores, principalmente de tulipas. Além de localizarmos a Holanda no globo terrestre e no mapa, visualizamos imagens como estas.



É um país lindo, não é?  É verdade, e segundo a Leonor: "É um país tão bonito, parece o país do arco íris."
E porque é que estivemos a conhecer este pintor? Como já referimos, estamos a produzir "velhas", para a atividade do "sarra-se-a-velha", e achamos nós, que estas duas pinturas que estivemos a observar, e a analisar, se parecem um pouco com as nossas "velhas", e também porque assim conhecemos um novo pintor, e que pintou quase exclusivamente retratos.
Estas obras chamam-se de "Leiteira" e "Rendilheira", e nós pudemos ver nestas pinturas, que as mulheres têm roupas muito parecidas com as "velhas", bem como os cabelos, os lenços, etc. Quando publicarmos as nossas "velhas", vão perceber que temos um pouco de razão. Ah, e também conseguimos ver nestes quadros muita luz, e que as cores mais usadas são o azul e o amarelo!
E os quadros fizerem-nos ainda conversar sobre as profissões "leiteira" e "rendilheira", bem como foram o mote para fazermos os nossos registos gráficos das velhas, em pintura, ou seja, a nossa leitura destas obras com analogia ás nossas velhas.
E já temos algumas produções terminadas, como estas por ex:
 As "velhas" que bebem chá. (Inês e Isabel)
 A "velha" que recebe um presente e um banco para se sentar, do marido. (Gabriel)
 A velha "leiteira". (Nuno)
As velhas no país das tulipas. (Mª Leonor e Inês Marinho)

Entretanto pelo meio dos nossos projetos individuais e a pares, pelo brincar... a construção das "velhas" continua.

Está a ser uma grande "empreitada"! Até amanhã!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.