Triquicibernautas

26/02/2015

Quando há dias atrás ouvimos pela  1ª vez a música "O tempo não para", a Inês logo afirmou que era "Fado".


Quando fizemos pesquisas sobre o pintor Kandinsky, ficamos a saber que ele ouvia música clássica e Jazz, quando pintava. 
A música clássica já nós conhecemos, até porque nos faz companhia diariamente nas nossas sessões de relaxamento, como esta (que gostamos muito) por ex: 


E o Jazz? O que é? Pesquisamos e ouvimos esta música, da Ella Fitzgerald (Summertime).


Conversamos em grande grupo sobre estes tipos de música, e ficamos a saber que o Fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra portuguesa.

Da música clássica, vamos falar mais em pormenor amanhã, porque ainda estamos a pesquisar sobre este assunto. Mas não pensem que a música clássica apareceu com Bach, Mozart ou Beethoven...Não, Não!
Já o Jazz, é uma manifestação artística originária dos Estados Unidos, (Nova Orleães, Chicago e Nova York), e terá surgido por volta do inicio do século 20, na região de Nova Orleães, e nas suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam , um dos seus espaços de desenvolvimento mais importantes. Ficamos ainda a saber, que o instrumento mais usado é o Saxofone.


E foi com estes 3 tipos de estilos musicais que hoje "exploramos o nosso corpo" na sessão de movimento e drama.

Da exploração dos movimentos com pés, mãos, da cabeça, da ligação com o outro(par), passando pelo sentir apenas a música e explorá-la, de tudo um pouco tivemos. Deixamos apenas fotos, que pensamos serem esclarecedoras...A gravação não foi possível ser feita!

Pelo meio da audição dos vários estilos musicais, os "Kandinskys" vão aparecendo. Tão bonitos os círculos concêntricos do Afonso e da ML, que têm 3 anos!


 Ou estas produções mais elaboradas... Todas feitas em tempo de trabalho autónomo!




"O artista deve treinar não apenas seus olhos, mas principalmente sua alma."
(Wassily Kandinsky)

3 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

E do Fado ao Jazz, passando pela música clássica, um percurso sobre os vários géneros musicais aqui, neste recurso do PRÉ Histórias: http://historiasparapre.blogspot.pt/2012/03/musica.html
Especialmente para os triquiteiros ;-)
Beijinhos e continuação de bom trabalho e brincadeira para todos!

Ofélia disse...

Que bonito! Tudo.

Romy disse...

Olá Juca. Muito obrigada, pelo teu "miminho". Amanhã exploramos! :)

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.