Triquicibernautas

01/02/2015

A construção de noções matemáticas fundamenta-se na vivência do espaço e do tempo. Sabemos que a matemática tem um papel extremamente importante na estruturação do pensamento, pois através das experiências matemáticas, começamos a encontrar princípios lógicos que nos permitem desenvolver e adquirir competências matemáticas, estruturando assim o nosso pensamento lógico – matemático.
Ultimamente temos andado envolvidos em vários conceitos matemáticos, a partir de situações do quotidiano, (como aliás sempre acontece), como é o caso das medidas, pesagens, formas geométricas, cores, números…etc. Cabe ao adulto apoiar o desenvolvimento deste pensamento lógico-matemático.
E é das formas geométricas que falamos novamente.
O projeto que estamos a vivenciar, fez-nos olhar para o "castelo", como um edifício cheio de formas geométricas, como o é aliás todas as casas, ou apartamentos, ou mais concretamente, o meio ambiente que nos rodeia, como aliás bem refere a canção da nossa amiga Alda – “A rua das formas”, que nós tanto gostamos!


E enquanto alguns de nós consolidam e sistematizam as “formas geométricas”, por exemplo assim:



Nós os mais novos já conseguimos nomear, seriar, ordenar, classificar, através do jogo “blocos lógicos”, e ligar estas formas ao mundo que nos rodeia. 
 
Como diz Piaget O conhecimento é construído pouco a pouco pelo sujeito graças à sua atividade. Ele é o resultado de uma interação contínua entre o sujeito e o seu meio”.


1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Estão a construir conceitos verdadeiramente importantes... a brincar!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.