Triquicibernautas

21/01/2015

Durante os últimos dias, não "vivemos" só de Cantar as Janeiras. O nosso projeto "Rei Afonso Henriques", vai de vento em pompa. Aquilo que começou por ser o interesse de uma criança desta sala, rapidamente contagiou outras, e agora todo o grupo anda entusiasmado. 
O grupo inicial do projeto preencheu o mapa de projeto, depois de conversa em grande grupo. O mapa de projeto,  é o ponto de partida para qualquer projeto nesta sala.


Uma das coisas que está planeada no "O que queremos saber", é "Queremos saber mais sobre a história dele (Rei Afonso Henriques)", e no "Como vamos fazer", o que decidimos é que iríamos, "Pesquisar na Internet...no Google". Assim, numa dessas pesquisas, apoiados pela nossa professora, encontramos no site do Instituto Camões, a história Era uma vez um rei, que conta precisamente a história do nosso 1º Rei de Portugal.
Não conseguimos meter a história aqui, mas dizemos como fazer...Clicam por cima da hiperligação que deixamos atrás. Quando entrarem no site, clicam em cima do primeiro livro... E a história começa.
Deu-nos uma grande ajuda, esta história. O vídeo O Primeiro Rei, de que gostamos muito, e não nos cansamos de ver, também é outro dos recursos deste projeto. Mas agora, ficamo-nos com esta nova história, e com esta "passagem", que é uma canção.
" O Afonso era um menino
Engraçado e inteligente
Destemido, atrevido
E, principalmente, valente.
Trazia sempre consigo
Uma espada de madeira.
Imaginava lutar
E ganhar sempre à primeira."

E foi inspirados nesta parte da história, que decidimos fazer o retrato do 1º Rei de Portugal...
E as nossas janelas, ficaram bem engalanadas!




Amanhã mostramos mais sobre este projeto!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Muito bem, que belo e importante projeto, que vos vai fazer descobrir a História do nosso Portugal. E eu vou acompanhando do lado de cá, para aprender convosco!
Beijinhos fixes ;-)

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.