Triquicibernautas

22/01/2015

Já muito ficamos a saber nas nossas deambulações/pesquisa/investigação pelo "Condado Portucalense", pelo "Castelo de Guimarães" e por "D. Afonso Henriques".
Já sabemos que "Afonso Henriques" é chamado de "Fundador", "porque fundou Portugal"; e que também é conhecido como o "Conquistador" "porque conquistou muitas terras, principalmente aos Mouros". Até deixava "Um castelo em cada terra que travava batalha e ganhava", e uma vez "lutou contra 5 Mouros". 

Sabemos também que Afonso Henriques casou com D. Mafalda, e tiveram 7 filhos. Que os pais de D. Afonso Henriques eram o "Conde Henrique da Borgonha...Não é "Vergonha" e D. Teresa de Leão". E quem foram os pais de Dona Mafalda ? Já pesquisamos em vídeos, filmes e livros e não encontramos resposta para esta questão. E isto é mesmo importante, porque queremos fazer a Árvore genealógica da família do 1º rei de Portugal, e precisamos de todos as "personagens" desta história...Quando fizemos as árvores das nossas famílias, também colocamos os avós, os pais e os filhos.
Assim, o grupo de projeto esteve reunido, fez novas pesquisas...

... E foi neste livro, que encontramos a resposta para esta questão.

Dona Mafalda era filha de Amadeu III de Maurienne e Saboia, e de Dona Mafalda de Albon. Com estes conhecimentos já era mais fácil fazer a Árvore da família.
Cada um de nós teve a seu cargo uma das "personagens" da árvore, e deitamos mãos à obra. Criamos, desenhamos, legendamos...




E em tempo de "Comunicação", apresentamos e explicamos ao grande grupo a "Árvore Genealógica" de D.Afonso Henriques.


Ah...Como já referimos, D.Afonso Henriques e Dona Mafalda tiveram 7 filhos...Henrique, Urraca, Teresa, Mafalda, Sancho I, João e Sancha.
-Então foram precisos 7 quartos ou 7 camas? 3 de menino e 4 de menina, não foi professora? (Gabriel) 
- Claro, o castelo de Guimarães é grande...Deve ter quartos para todos o filhos. (Maria)
- E quem é mais velho, o Afonso Henriques ou a Dona Mafalda? (Gabriel)

E assim vamos andando...Na investigação ação, questionando, procurando as soluções, construindo conhecimento.

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Eu acho que D. Afonso Henriques iria ficar muito orgulhoso de ver essa árvore genealógica tão gira, feita por pequenos portugueses tão empenhados, mais de 800 anos depois da sua morte... ;-)

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.