Triquicibernautas

15/12/2014

A poucos dias do natal, e porque hoje já foi para casa, podemos aqui revelar qual o nosso presente de Natal para a família.
Durante várias semanas, o projeto "A Nossa Família" fez-nos companhia. E como dizíamos aqui na sala, "Natal é igual a Família", o nosso presente de Natal só poderia estar relacionado com este projeto.
Já há algum tempo atrás, assim que começamos a conversar sobre o Natal em grande grupo, as ideias começaram a surgir…Ficou definido em diário de turma, que os meninos mais velhos, elaborariam um livro intitulado “Livro da Família”, e os meninos mais novos, pintariam uma tela com a árvore genealógica.
E foi o que aconteceu. Primeiro falemos do livro. Começamos por em pequeno grupo, fazer o esquema do que levaria o livro. Depois de definido, passamos à ação.
Pedimos aos nossos pais para nos enviarem uma foto da família; fizemos a nossa árvore genealógica; desenhamos o nosso retrato; o retrato dos pais; fizemos uma incursão pelos pintores que já abordamos, e desenhamos a mãe à Frida Kahlo, o pai à Salvador Dali, e ainda o nosso autorretrato à Miró; aprendemos um poema da família; desenhamos um postal de Natal; e tudo isto metemos no livro.




As capas foram feitas com aguarelas e canetas de feltro...




Que colamos em cartão grosso...



E como é que foi cozido o livro? Pois...Agora também já podemos desvendar o que é o nosso amigo escritor Hélder Magalhães, esteve aqui a fazer connosco, na "Oficina de Costura de Livros", ou seja, esteve a ensinar-nos como se cozia um livro à mão.


O resultado é este…


Falemos agora da tela com a árvore genealógica… Em casa com os nossos pais elaboramos a nossa árvore genealógica, que trouxemos para a escola.

Assim, depois da leitura da nossa árvore, da nossa família, foi mais fácil elaborar esta tela.Pintamos a tela ao nosso gosto, carimbamos o nosso braço e mãos para formar a árvore.

Desenhamos os elementos da nossa família, pais, irmãos e avós, e colamos na árvore.

Ficaram assim, por exemplo!

Como referimos em cima, estes presentes já foram hoje para casa. Foram dentro de uns sacos decorados por nós, e levavam também uma mensagem especial. Desta mensagem falaremos noutro post.

Por agora esperamos que estes presentes, tenham sido bem acarinhados em casa, e sejam expostos no recanto de "Natal caseiro", bem como a palavra NATAL seja uma constante nos corações de todos. É que nós fizemos isto com muito carinho, e ficamos muito felizes com estas produções.
Feliz Natal!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

São fantasticamente significativos os vossos presentes de Natal para as famílias triquiteiras. Adorei a ideia, os processos e os resultados. Muitos parabéns a todos os que se envolveram neste processo colaborativo. É muito bom passar por aqui e aprender convosco! Parabéns!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.