Triquicibernautas

01/12/2014

O último dia de cada mês, e o primeiro dia de cada mês, são dias muito atarefados. Ainda são mais atarefados quando o último dia letivo do mês de novembro é à sexta -feira, e o o 1º dia letivo do mês de dezembro é à segunda-feira. E porquê?
Porque a sexta-feira, é o dia em organizamos os nossos portefólios e as nossas capas de trabalhos, e ainda é o dia do nosso conselho de grupo. Desta vez, foi também o dia em que analisamos o mapa de presenças quanto às faltas e presenças dadas. A pares ou individualmente, e de forma autónoma “Lemos e contamos”, o quadro de Presenças e Faltas de novembro, “percorrendo o caminho” do mapa, procurando, identificando e contando as presenças e as faltas. 
Na sexta-feira, já não tivemos tempo para mais nada, pelo que hoje, ilustramos o mapa de dezembro, preenchendo os dias com as cores correspondentes.



Ficou pronto a tempo de podermos marcar a presença de hoje…E já estamos todos de novo. Hoje ninguém faltou.


Preparamos também a nossa ficha de "Registo Diário da Escovagem dos dentes em casa” (individual) do mês de dezembro.




E tudo isto porque, e segundo a nossa professora, devemos participar na reflexão dos instrumentos e estratégias de aprendizagem, como são os nossos mapas de presença, de atividades, e todos os outros necessários ao bom funcionamento da nossa sala de atividades. Ao participarmos, estamos a planificar e a avaliar as nossas atividades educativas, o que nos proporciona  aquisições de normas de vida democrática, favorecendo a aprendizagem cooperada, num processo democrático de partilha.

No meio disto tudo, ainda tivemos tempo, de nos debruçarmos sobre os presentes de natal, que levaremos para casa, mas que não podemos revelar, como é óbvio.


De continuarmos a preparar as árvores genealógicas…


De ouvirmos as explicações dos nossos amigos, sobre árvores genealógicas elaboradas em família. Os que estiveram doentes regressaram hoje, e alguns já trouxeram...Só faltam 2.



E ainda pintamos as caixas dos ovos que trouxemos de casa, com a cor verde, para participar na montagem de uma árvore de natal, em conjunto com todo o Departamento do Pré-escolar. Esta é a atividade "Natal na Loja de Turismo" da Câmara Municipal de Vizela, e o Departamento do Pré-escolar, irá representar o nosso agrupamento.


Ainda construímos casinhas, cujos telhados pintamos de vermelho, cortamos ou picotamos, e agora serão embelezados em colaboração com a família. Já levamos para casa, e devemos além de embelezar, escrever uma mensagem de Natal no cartão branco, que está colado no telhado. Estas casinhas, também irão para a árvore.


Não nos podemos de esquecer de as trazer até quarta-feira, e de certeza que vamos caprichar! Foi mesmo um dia atarefado...Não foi!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.