Triquicibernautas

13/11/2014

Se observarmos atentamente o mundo natural que nos rodeia constata-se que é possível descobrir uma enorme variedade de formas. Algumas dessas formas possuem regras e princípios de organização que as tornam mais regulares - Formas Geométricas.
Formas geométricas, que a maioria de nós já conhece. A construção dos “cartuchos” (por causa do cone) para o magusto, trouxe à baila o (re)lembrar das formas mais básicas, como o quadrado, retângulo, triângulo e circulo. Fizemos então, um exercício de exploração do nosso meio ambiente, neste caso a nossa escola, e tentamos descobrir as formas geométricas que conhecíamos. E o resultado foi incrível…estamos mesmo rodeados de formas.
E na arte, encontramos formas? Nas pinturas e nos pintores que conhecemos? Ainda nos lembrávamos do pintor Paul Klee, que utiliza muito as formas, e as cores, de quando fizemos as nossas Caixas de Correio.
Mas nada melhor que o (re)visitar, e ver este pequeno filme, que nos fala deste pintor suíço, que gostava de pintar as formas, as linhas, superfície, cores, números, setas…


Das obras visualizadas, selecionamos estas, que nos serviram de inspiração, para as nossas obras de arte intituladas de “Geometria à Klee”.


Desta vez, decidimos pintar em papel fotográfico. Inicialmente usamos canetas de feltro próprias para este tipo de papel, mas depressa concluímos que o trabalho seria moroso, pois estas canetas eram bastante finas. Experimentamos então, os marcadores grossos, cuja ponta molhamos em álcool. Usamos o marcador preto para fazer os contornos.




Os marcadores deslizaram suavemente sobre a superfície brilhante do papel fotográfico, e a intensidade da tinta do marcador ficou belíssima…Os resultados começavam a aparecer!


E o final é surpreendente. Algumas pinturas parecem mesmo vitrais!





"A arte não reproduz o visivel, mas torna visivel." (Paul Klee)

2 comentários:

Era uma vez... disse...

Maravilhoso!
Não conhecia esta técnica e é de facto muito boa. Os trabalhos tem uma luz diferente.
Parabéns e obrigada pela partilha. Visitem-nos...
Laura e piratinhasnoji.blogspot.com

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Ficaram fantásticas as vossas produções, parabéns! Nunca usei essa técnica, um dia hei-de experimentar, obrigada por a darem a conhecer :-)

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.