Triquicibernautas

01/11/2014

Temos 3 amigos desta sala, que frequentam aulas de inglês, pelo que, desde o início da semana, nos falavam do Halloween, e de como se iriam fantasiar nesse dia para brincarem ao "doçuras e travessuras". Falamos várias vezes, em conversas de pequeno e grande grupo desta festa. E como somos nós que  "mandamos" essencialmente na planificação do dia a dia, de acordo com os nossos interesses e necessidades,  que emergem na maioria das vezes, de situações vivenciadas, que  ontem decidimos abordar esta festividade. Estava no nosso diário de sala, e foi isso que aconteceu! Não tivemos uma sala assustadora, não tivemos aranhas, vampiros, morcegos, abóboras,  mas tivemos sim, uma manhã em Inglês. E porquê? Porque a tradição do Halloween é de países de língua inglesa, como a Inglaterra e os Estados Unidos, e desta forma ficamos a conhecer outros locais e outras tradições, e comparamos com o que nós fazemos.
Convidamos a mãe do Gabriel que é professora de Inglês, para nos vir falar dessa tradição tão Inglesa, e que nós cada vez mais gostamos.


Ficamos a saber que nesses países, o dia 31 de Outubro, é considerado o último dia de verão, e que nesse dia é tempo de guardar as roupas de verão, e pegar nas de inverno, além de se colocar nas casas, para assustar os fantasmas (que possam aparecer), objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, fantasminhas e abóboras, e de que como esses países não têm tradições carnavalescas, por isso nesta noite se fantasiam das mais variadas personagens.
Interagimos bastante com a mãe do Gabriel...As perguntas foram muitas...


Para percebermos melhor a tradição "doçuras e travessuras", a professora Sílvia trouxe-nos esta canção em vídeo, que adoramos.


Enquanto íamos ouvindo a canção, repetíamos as palavras principais em inglês, como por exemplo: "Knock Knock, Trick Or Treat?" "Witch"; "Gost"; "Monster"...


O Gabriel deu-nos uma ajuda na "aprendizagem" das palavras em inglês, pois ele já as sabe de cor e salteado...Não fosse ele um dos alunos de inglês, que falamos em cima.


A nossa professora também nos disse que, afinal a brincadeira de "doces e travessuras" é de origem europeia, de há muito, muito tempo atrás (século IX), chamada de "souling"(almejar), e que consistia em pedir de porta em porta, não as doçuras e travessuras, mas sim "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de quadrados de pão com groselha, e que em alguns sítios de Portugal ainda se faz isso.
Podem até ler este artigo, que ajuda a desmistificar um pouco esta tradição de Halloween- O Halloween é Europeu?

Depois da "aula de inglês", continuamos mas em modo científico, mais concretamente na química. Decidimos  fazer a experiência do balão (que pintamos para parecerem fantasmas) com vinagre e bicarbonato de sódio. Seguimos o protocolo que podem ver neste vídeo  Aqui



Colocamos o bicarbonato de sódio no balão através de um funil, e metemos vinagre no fundo das garrafas.



Quando viramos o balão para cima da garrafa, aconteceu isto...



Isto aconteceu porque: "O bicarbonato de sódio, quando caiu no vinagre, fez um gás muito forte, e encheu o balão" (Gabriela). É claro que a Gaby falava do dióxido de carbono... Fantástico não é? Ou não tivéssemos já feito imensas experiências, que levam como ingredientes, o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Mas a preparação deste dia, já tinha começado antes... Com esta história Uma bruxinha muito gulosinha, (mais uma da nossa amiga Juca), e com esta música Oh Bruxa Má (mais uma da nossa amiga Alda).  Até já temos alguns registos...



E assim, desta forma, este dia comemorativo (de outros países) foi aqui lembrado, porque mostramos interesse nisso. (A)preendemos novos conhecimentos, e  foi um dia doce. O Gabriel distribui no final do dia, as guloseimas que a sua mãe tinha trazido na abóbora...


                                          ...com travessuras à mistura. Como sempre!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.