Triquicibernautas

10/11/2014

A audição e visualização da  história da "Castanha Lili", que nos fala-nos da árvore "castanheiro", que no outono fica carregada de ouriços, cheios de picos que escondem e aquecem as castanhas que estão lá dentro, deu-nos alguns registos como estes...



 Como a história nos fala do castanheiro, dos ouriços, das castanhas a professora deu-nos a conhecer  esta canção, cujo refrão já cantamos muito bem.

 

Conhecemos também a história O ouriço chamiço, o que nos levou a fazer a diferenciação entre o ouriço do castanheiro, que dá o fruto "castanha", e o animal "ouriço cacheiro"


Fizemos ainda um jogo sensorial, e sentimos os picos do ouriço do castanheiro.


Todas estas estratégias nos levaram a falar sobre o dia de S. Martinho, sobre o magusto, que se realiza amanhã. Andamos às voltas com o que sabíamos sobre esta festa, o que queríamos fazer, e como o íamos fazer. Os mais velhos de nós lembravam-se dos magustos anteriores (na escola), e referiram que havia uma fogueira, onde se assavam as castanhas, que ficavam com a cara suja (preta), que era preciso fazer um saco, ou uma caixa, ou um cartucho para meter as castanhas assadas.
Em conselho de grupo, decidimo-nos pela caixa do leite e pelo cartucho de jornal. Mas, de acordo com a nossa vontade própria, pois temos gostos e capacidades diferentes, elaboramos os nossos "suportes" de castanhas e cascas, com muita autonomia, responsabilidade, em trabalho de pequeno grupo e a pares. Do desenho, passando pela pintura, recorte, colagem, e "amasso" de papel, de tudo houve um pouco. 


 
Assim, respeitando as diferenças nos gostos de cada um, já temos onde meter as castanhas (cartucho), e colocar as cascas das mesmas (caixa), no dia de S. Martinho (amanhã) dia do nosso magusto. Pode ser que consigamos levar algumas castanhas para casa.







0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.