Triquicibernautas

26/11/2014

Com a chegada dos aniversariantes de novembro, (os anteriores foram em setembro, e ainda cá não estávamos, embora tivéssemos comemorado) surgiu a necessidade da construção de mais um instrumento de gestão do quotidiano - o quadro de aniversários, que só agora terminamos.
Conversamos sobre o assunto, e concluímos que o quadro deveria ter os meses do ano; os nomes e números dos respetivos meses; imagens dos meses (fotos nossas para associar aos respetivos meses); a nossa fotografia com o dia do mês em que fazemos anos.
Deitamos então mãos ao trabalho, e mais uma vez fomos implicados na construção de um instrumento de regulação social no âmbito do grupo.
Começamos por fazer estas fotos bem divertidas…


E de seguida passamos à ação.



O nosso quadro de aniversários consta do seguinte:

De um lado fica um quadro com os 12 meses, e as nossas fotos com o dia do aniversário,  no sentido “Ainda vamos fazer anos”. No dia que fazemos anos, a nossa foto passa para outro quadro, ou seja, para a “Linha do Tempo”, que contém os 12 meses, correspondendo a cada mês a foto que está no quadro anterior, com o sentido “Já fizemos”.



A análise de conteúdo de um quadro como este possibilita a integração de outras aprendizagens como a emergência da matemática. A contagem, a correspondência do número (algarismo) à quantidade, o conjunto de crianças que fazem anos naquele mês, a pertença ou não a esse conjunto, a ligação do número cardinal (um) ao ordinal (primeiro) etc.
Para finalizar este quadro irá ajudar a celebrar algo tão importante como o aniversário de cada um, com todos os afetos que isso envolve e partilhar com o aniversariante um momento de felicidade imensa.

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Muito bem, um ótimo instrumento, muito bem elaborado, de fácil leitura e, como sempre, muito bem fundamentado! Parabéns aos triquiteiros aniversariantes!

Anónimo disse...

Muito bem! O trabalho do pré-escolar só faz sentido se for co construído, contextualizado e de fácil acesso e uso. Excelente quadro de aniversários.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.