Triquicibernautas

09/10/2014

A organização da vida do grupo, é da responsabilidade do grupo. O bom funcionamento da sala e do grupo derivam bastante da forma como cada um desempenha as responsabilidades. Por essa razão, sente-se necessidade de criar “tarefas de manutenção e apoio às rotinas” (Formosinho, 1998: 148) distribuídas, por negociação, por todos os membros do grupo rotativa e periodicamente, para que nenhum aluno desempenhe uma tarefa mais do que uma vez, sem os colegas a terem exercido também.
O quadro das tarefas é um instrumento de gestão do quotidiano do Jardim de Infância, que tem uma intenção educativa adequado ao grupo, como estratégia para desenvolver a interajuda/cooperação; a responsabilidade e a partilha de tarefas necessárias à dinâmica da sala. É assim, uma expressão de construção de conhecimento social e de iniciação à democracia.
Decidimos em grande grupo manter o quadro que já vinha do ano anterior, (até porque 12 crianças transitam do ano passado), mas demos uma nova roupagem, para que os nossos amigos mais novos pudessem entender melhor este instrumento de pilotagem. Em reunião de grande grupo analisamos o quadro do ano passado, e decidimos que o novo teria fotografias nossas em ação nas tarefas de sala, a figurarem no quadro de tarefas. Estas tarefas vão ser concretizadas a pares.
Foi o que fizemos, de forma ativa e participativa. Ajudamo-nos mutuamente na construção deste instrumento de gestão partilhada, que já está a funcionar desde a semana passada.

Os instrumentos de pilotagem expostos nas paredes da sala de atividades ajudam-nos na planificação, gestão e avaliação das atividades educativas participadas por nós e proporcionam-nos aquisições de normas de vida democrática.
Hoje introduzimos outro mapa. É o “Mapa de atividades diária”. Já não usávamos este quadro desde há quatro anos, mas este ano letivo temos amigos muito pequeninos, que precisam de perceber bem o funcionamento do mapa de atividades, daí que nos tivéssemos decidido por este instrumento de pilotagem. Acrescentamos alguns pormenores que consideramos importantes, inspirados no que vimos no "Bloguefólio" da nossa amiga Juca, Aqui.  
Lá mais para diante, iremos de certeza introduzir este que podem ver aqui… Mapa de Atividades 2013/14 até porque os nossos amigos mais velhos perguntam por ele várias vezes.
Com este mapa expõe-se o que as orientações curriculares explanam e, diariamente, as crianças planeiam as atividades que pretendem desenvolver, podendo conduzir as projetos individuais, iniciando os tempos de trabalho autónomo. Por essa razão, o plano de atividades transparece a vida da sala de atividades. O código de preenchimento deste instrumento foi combinado previamente em grande grupo, e é feito através do nome, ou da foto, que devemos colocar na área que queremos permanecer, desde que esteja livre, de acordo com a “lotação” das áreas.
Estamos a aprender a usá-lo, mas desta forma vamos começar a consciencializar-nos das modalidades e da organização de trabalho (planificação), nomeadamente dos compromissos, das rotinas instituídas na sala, das atividades do plano semanal e dos projetos a decorrer. Desta forma começamos a perceber a gestão do tempo e a desenvolver a memória do dia de trabalho, refletindo sobre o processo vivido, apropriando-nos dele progressivamente.




Para primeiro dia, estivemos muito bem...Até os pequeninos entenderam!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Estes instrumentos são fundamentais, pois ajudam a organizar o tempo, o espaço e as interações, desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade nos mais pequenos.
Por isso é tão bom podermos partilhá-los, para aprendermos uns com os outros novas formas de os utilizar e assim proporcionar desenvolvimento!

Beijinhos fixes para vós!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.