Triquicibernautas

13/10/2014

A história "A Lagartinha muito comilona" de Eric Carl, vai-nos acompanhar naquela que decidimos chamar de "semana da alimentação". 


Além de outros objetivos, esta história serve de suporte para a exploração e interiorização dos alimentos a incluir na nossa alimentação diária.
Começamos a manhã a ouvir a história, contada pelas professoras Rosa Maria e Conceição, da qual escutamos atentamente.



Mais tarde, e já na nossa sala, em conversa de grande grupo, dialogamos sobre a história, e a Gabriela lembrou que devíamos fazer o registo da mesma... "Podemos fazer o mapa da história". Vai daí, foi isso que decidimos fazer. O mapa da história funciona como ficha de leitura da mesma. Este instrumento permite-nos conhecer e contextualizar os principais elementos da história: escritor, ilustrador, título, personagens, cenários, acontecimentos e final.
Alguns de nós deitaram mãos à obra...

E o resultado foi por exemplo, isto...


Mas houve quem quisesse fazer o seu registo de outra forma. Foi o caso do A.F. e da M.L. que decidiram fazer uma "Lagartinha Comilona", assim...



E ainda do E. que decidiu meter a "mão na folha", assim...




~

Estes nossos amigos, que só este ano chegaram, já são grandes empreendedores, e sabem muito bem o que querem!
Podemos então referir, que as histórias têm uma magia e um encantamento capazes de despertar em nós um grande potencial criativo. Permite-nos viajar pelo mundo do sonho, da fantasia e da imaginação.
Como diz Otília Chaves, in "A arte de contar histórias" - O valor real da história é ser um instrumento educativo, que atende às necessidades humanas em todos os seus aspetos.
Deixamos aqui a história da "Lagartinha muito comilona" contada pela Clara Haddad, que nós encontramos na internet e gostamos muito.


É que amanhã continuamos com esta história!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.