Triquicibernautas

16/10/2014

Hoje, 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, coincidindo esta data com o da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
Mas este dia da alimentação só foi comemorado pela primeira vez, a 16 de outubro de 1981, tendo sido criado com o intuito de promover uma reflexão sobre a alimentação a nível mundial e principalmente, sobre a a fome no planeta.
Por aqui, continuamos a conversar sobre os benefícios da alimentação saudável, até porque a história da "Lagartinha Comilona", não nos larga, mas, como ouvir histórias é como diz Fanny Abamobich (e não nos cansamos de referir) "Ah...como é importante para a formação de qualquer criança, ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser leitor. E ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo", decidimos ver e ouvir a história da nossa amiga Juca, que também fala da temática da alimentação - João comilão; Luís torce o nariz e Augusto robusto. Não estivemos sozinhos nesta hora do conto. Convidamos a "turma E" para nos acompanhar,( a turma D estava a preparar a nossa sobremesa de hoje) e foi muito bom.


Depois de conversarmos sobre a história, estivemos a fazer experiências com alimentos. Aquando da planificação em grande grupo da semana da alimentação, a Maria sugeriu e pediu para fazermos experiências, que envolvessem os alimentos.
Após algumas pesquisas, decidimo-nos por estas que aqui deixamos. Decidimos ainda,partilhar estas descobertas cientificas com os nossos amigos da "Turma E".  E, foi a "mentora" desta atividade que começou... A Maria passou a explicar os ingredientes que compunham a primeira experiência - "Uma batata, uma maçã, água e duas taças de vidro".



A Maria meteu a maçã e a batata nos recipientes com água. Inicialmente tínhamos referido que a maçã (porque era maior), era mais pesada que a batata. Mas, quando as metemos na água, a nossa observação e respetiva conclusão foi de que a batata era mais pesada porque foi para o fundo e a maçã era mais leve porque  (ficou em cima da água), como referiu o Tomás da turma C.


Para aprofundarmos melhor esta questão, decidimos cortar a maçã e a batata em pequenos pedaços iguais, e voltar a fazer a experiência, desta vez com a ajuda do Tomás.



Agora a explicação da Gabriela para esta segunda fase da experiência – “Os pedacinhos da maçã são mais leves na água e ficaram a flutuar, e os pedacinhos da batata são mais pesados na água e afundaram-se”.
Normalmente, os objetos quevão ao fundo são mais pesados e os que flutuam são mais leves, tal como nós concluímos. Mas para se saber se algo afunda ou flutua, não conta só o peso, mas também o tamanho. Só que aqui, o que se pretendia, era mesmo diferenciar, o alimento que afundava e o que flutuava…Foi o que fizemos.  Se quiserem podem ver a explicação desta experiência (youtube) Aqui.
Passamos à segunda experiência, que tinha o seguinte protocolo: 2 ovos, 2 copos; água e sal. A Mimi colocou água num dos copos e meteu lá dentro um ovo. O ovo rapidamente afundou.
A Helena colocou água com sal, mexeu um bocadinho e colocou lá o outro ovo. O sal não estava bem dissolvido, e o ovo ficava em cima do sal. Achamos que o copo era pequeno para esta experiência. Mudamos a água e o sal para um recipiente maior, mexemos bem e o ovo começou a flutuar.




A água salgada tem esta propriedade: alguns objetos que não flutuam na água doce flutuam na água salgada, desde que se junte sal suficiente.
É como nada nadar na piscina e no mar. É mais fácil nada no mar, do que na piscina, porque a água salgada empurra-nos para cima. E, se for no Mar Morto, ainda é mais fácil, como vimos Aqui.
Gostamos tanto desta experiência, que ao longo do dia, fomos fazendo várias vezes.



 Alguns de nós já fizeram o registo da experiência…



E alguns de nós já fizeram o registo da história "João Comilão, Luís Torce-o-nariz e Augusto Robusto: 3 irmãos e um susto!"




E a história é esta, que aqui fica para “lermos” em casa com a família. 
João Comilão, Luís Torce-o-nariz e Augusto Robusto
Obrigada Juca por mais uma bela história!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Não têm nada o que agradecer, fico muito contente que tenham gostado!
Foi um rico dia o vosso, com as belas experiências que realizaram com alimentos e também com os desenhos da história, muito bonitos!
Adorei, vou levar para o PRÉ Histórias :-)

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.