Triquicibernautas

15/10/2014

A história da “Lagartinha Comilona” constitui uma base fantástica para a exploração de atividades no Domínio Matemática.
“Um pequeno ovo; uma lagartinha esfomeada; uma maçã; duas peras; três ameixas; quatro morangos; cinco laranjas; uma fatia de bolo de chocolate, um sorvete, um chupa-chupa, um pedaço de bolo de frutas, uma salsichinha, um chouriço, um queque, uma fatia de melancia; uma folha verde, um casulo, um buraco; uma maravilhosa borboleta." O texto faz ainda a referência aos 7 dias da semana.
Por outro lado, as ilustrações são desenhos muito simples, e quando o texto faz referência a uma quantidade esta aparece ilustrada pelo objeto, exemplo: 3 ameixas são representadas pela ilustração de 3 ameixas, o que ajuda ainda mais nas atividades de matemática.
As questões que nos levaram à construção do número e dos dias da semana, foram por exemplo:
Quantas frutas comeu a lagartinha na segunda-feira? E no quarta-feira comeu mais ou menos? Quantas frutas comeu a lagarta no total?
Qual foi o maior alimento que a lagartinha comeu? E o mais pequeno? 
Nenhum alimento que a lagarta comeu no sábado é verde? Quantos dias têm uma semana? E duas semanas? Quanto tempo esteve a lagarta no casulo? Foi de dia ou de noite, que a lagartinha nasceu?
Depois das respostas a estas questões, que foram trabalhadas em pequeno grupo, decidimos construir vários instrumentos matemáticos. Um desses instrumentos foi um gráfico com os dias da semana, e os alimentos que a lagarta comeu em cada dia. Aos dias da semana, demos as cores que fazem parte do quadro da nossa rotina diária.





Mais tarde, e em tempo de comunicação ao grande grupo, apresentamos e explicamos as nossas conclusões.




Esta história descreve também o processo físico da metamorfose, ilustrando as várias etapas de vida da lagarta (ovo, lagarta, casulo; borboleta). Assim, ainda estivemos a ordenar/seriar, colocando por ordem as fases da vida da lagartinha.
Mas a lagartinha também pode virar arte “pintura mágica”, e obtermos assim simetrias… Querem ver?




E as "Lagartinhas" transformaram-se em belas borboletas!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.