Triquicibernautas

23/09/2014

Devagar, devagarinho, vamos caminhando no sentido de construirmos situações de verdadeira aprendizagem do conhecimento social, no âmbito de uma educação para a cidadania.
É o que acontece com a construção das regras da sala, e  é fundamental partilhar com as crianças os "processos de conciliação de direitos e o reconhecimento dos deveres".
Somos 22 crianças. 12 de nós, transitaram dos anos anteriores, e 10 estamos pela primeira vez, e temos todos 3 anos...quer dizer, dois de nós só fazem os 3 anos em novembro. Já é hora de  começar a debater e a refletir sobre o que são as regras da sala, quais os nossos direitos e deveres. É claro, que muitos de nós já sabíamos o que isto é...mas é sempre bom relembrar.
Para nos auxiliar neste relembrar, e até na introdução de novas regras e normas de comportamento, temos ouvido desde há alguns dias a esta parte, a canção da "Boa Educação" da nossa amiga a professora Alda.


Assim, baseados nela, e também na história  construída pela nossa amiga Juca: http://historiasparapre.blogspot.pt/2009/04/o-ruca-na-escola.html,, começamos hoje  a fazer uma leitura de imagens, sobre esta questão, pois é fundamental que se faça as regras com as crianças, e não para as crianças, pois desta forma, o processo mais demorado, mas bem mais duradouro. Formosinho, J. (2011) afirma, que "Vale a pena perder tempo...é que a pressa das aprendizagens transmissivas transforma-se em esquecimento precoce.


Todas estas estratégias, já nos levaram às primeiras regras da sala. - "De manhã, dizer bom dia"; "Arrumar a sala, depois de trabalhar"


"Esperar a vez para falar, pôr o dedo no ar"; "partilhar e brincar com os amigos...sem brigar"



"Manter a sala arrumada...não pôr lixo no chão"


Ao longo dos próximos dias, e durante o  ano, iremos introduzindo outras que acharmos necessárias. Esperamos que no espaço sala de atividades, se faça uma verdadeira caminhada de construção de aprendizagem social!
Fica aqui a história do "Ruca na escola", para em casa lerem e refletirem com os pais.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.