Triquicibernautas

04/06/2014

Hoje foi a última apresentação do “A caminho da fantasia” deste ano letivo. Um projeto da equipa das bibliotecas escolares em parceria com a Biblioteca Municipal da Fundação Jorge Antunes, para os jardins-de-infância do Agrupamento de escolas de Vizela.
Trouxeram-nos “Uma Noite Barulhenta” de Diane Hendry e ilustrada por Jane Chapma. Este livro é recomendado pelo PNL e fala de um ratinho que não conseguia dormir por causa de todos os barulhos estranhos que se ouviam de noite. O que seria aquele som a soprar? Quem estaria a bater na janela? E haveria mesmo um fantasma a chamar "tuuu, tuuu"? O Ratinho estava muito assustado. "Posso ir para a tua cama?" perguntava ele ao Ratão. Mas este sabia que seria melhor para o Ratinho aprender a dormir sozinho na sua cama e enfrentar os seus medos.


Nós ficamos muito atentos a ouvir o desenrolar desta história…contada pela Sara e acompanhada pelos sons dos instrumentos tocados pela professora Sandra, Professora Elsa e dois alunos da escola básica. 




“Um conselho para os pais que são acordados pelos filhos a meio da noite: tenham sempre este livro na mesa-de-cabeceira! Irão de certeza reconhecer-se no Ratão que se levanta constantemente da cama para lidar com o uivar do vento, o esvoaçar dos ramos das árvores, o piar do mocho, a torneira a pingar... e até com o seu ressonar. Não irá apenas fazê-lo rir a si, como também ajudará a adormecer os pequeninos. É uma história linda e reconfortante, maravilhosamente contada, sempre com a mensagem de que "ouvir barulhos estranhos" e "sentir-se sozinho" são coisas bem diferentes - é nessas alturas que o papá estará sempre lá para ajudar.” 
Gostamos muito de ouvir esta história, e da forma como interagimos com a mesma.


Por último, deixamos uma mensagem especial à equipa da Biblioteca. Contamos com este projeto no próximo ano letivo. É que - A Literatura Infantil é acima de tudo arte. Desta forma contribui significativamente para o desenvolvimento integral, e consequente aprendizagem da criança. A relação da criança com os livros infantis, onde habitam os contos de fadas, as narrativas, as poesias, e outros, contribui para a formação da sua personalidade, cultiva a sensibilidade, incentiva a imaginação e o gosto pela leitura.
Como diz Carlos Drummond de Andrade, "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede." Mas nós, por incrível que pareça, já a sentimos!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

E que bem que se sentem sequiosos por ler!
Com atividades assim, também não admira que o gosto pela leitura já esteja bem consolidado...

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.