Triquicibernautas

20/06/2014

Esta semana, ainda foi semana letiva para a educação de infância, e é óbvio que nos mantivemos por cá, mas não  todos, porque alguns já estão de férias. As nossas rotinas mantiveram-se dentro daquilo que nos foi permitido, e no inicio da semana, aquando da planificação/avaliação semanal, o Rodrigo Caeiro, verificou que no nosso diário de grupo estava inscrito um "desejo/vontade de fazer" um lanche com os protagonistas da história "Avicella a Princesa Mais Bela", ou seja, era preciso um "bolo de casamento".
A conversa ao redor da mesa grande,deixa a decisão de fazer o lanche na sexta-feira (dia 20), com um bolo de chocolate e morangos, confecionado por nós, e que tivesse em cima do bolo os "Noivos" Príncipe Pedro e Princesa Avicella.
Vai daí a Inês resolve o problema dos noivos. E como? "Pedimos à mãe da Helena para fazer o príncipe Pedro e a princesa Avicella, com massa de biscuit". A Helena estava a faltar nesse dia, mas regressou no seguinte, fazendo o pedido à mãe. É claro que o pedido foi aceite, e o resultado foi este... Fantástico!


Agora comparem estes "bonecos" com as nossas roupas de romanos. Perfeito, não é?

A Helena tinha razão para estar feliz com o trabalho da mãe. Obrigada D. Patrícia. Consideramos esta articulação escola família muito enriquecedora.
 
Assim sendo, e conforme o combinado em conselho de grupo, hoje de manhã deitamos mãos aos ingredientes que tínhamos comprado para fazer e bolo...



E toca a "mexer"... a brincar com com a preparação do bolo.Claro, que  já estão a imaginar os conceitos matemáticos que "trabalhamos" enquanto fazíamos o bolo, bem como a aquisição do  novo vocabulário,que 
fizemos,  etc, etc... Já todos sabemos, pelo menos por cá...na sala Triquiteira, que com um simples bolo, abordamos as várias áreas de conteúdo.
 E o resultado final foi este...

O bolo estava pronto. Esperamos que chegasse o nosso convidado especial, pois sem ele este projeto que vivemos ao longo de ano e meio não se tinha concretizado, pois sem escritor, não tinha havido a história da "Princesa Avicella". Mas ele,o escritor Hélder Magalhães, chegou à hora combinada... 


E antes de comermos o bolo, contamos novamente a história que tanto gostamos...agora, até ao final da segunda parte (ainda não editada), que culmina com o casamento do Príncipe Pedro com a princesa Avicella, tendo como damas de honor e escudeiros, nós os Triquiteiros.

E por fim...o lanche. Também em conselho de grupo, decidimos que os "noivos"da sala, em representação do Principe Pedro e da Princesa Avicella, eram  o João Pedro e a Lara Maria, que aqui se portaram como "noivos autênticos".


  
 No final, ainda fomos brindados com um poema novo do Hélder. Muito obrigado!

Muito já foi dito e escrito por nós sobre o projeto "Avicella". Muito mais haveria a acrescentar. Ficamo-nos pela certeza de que este projeto sócioconstrutivista, foi um projeto de afetos, de criatividade, de (re)construção constante, onde construímos e (re)construímos os nossos conhecimentos, de acordo com os contextos que a Triquiteira Mor nos ofereceu! E quando isso acontece,  a aprendizagem transforma-se naquele "admirável mundo novo". Atrevemo-nos para terminar, a colocar aqui esta citação de Loris Malaguzzi: "Como você pode ver, o mundo é um esboço contínuo. Sempre novo, de maneira ousada e admirável".
Bom fim de semana!!!

1 comentários:

Helder Magalhães disse...

Hoje foi a cereja no topo do bolo, neste caso os noivos tão belos. Um Obrigado é tudo quanto vos posso dizer, de todo o coração. Abraço-vos!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.