Triquicibernautas

16/06/2014

Embora ainda tenhamos pela frente mais três semanas de atividades letivas (o calendário escolar do pré-escolar é diferente dos outros níveis de ensino...vá-se lá saber porquê...), por questões logísticas, na sexta-feira (dia 13) ao final da tarde realizou-se a nossa festa de final de ano letivo, em articulação com a Associação de Pais!
Nesta festa, à semelhança do que vem acontecendo nos últimos três anos, não houve turmas...todos fomos crianças de todas as Educadoras. Foi um trabalho excelente da equipa educativa do J.I. de S. João.
Ao longo das duas últimas semanas, preparamos em conjunto esta festa, na qual demos primazia aos nossos amigos finalistas, no entanto, todos tivemos um papel ativo e participativo. 
Nós tínhamos muita vontade de levar ao palco a história da "Avicella a Pricesa mais Bela", pois tinha sido um projeto que nos acompanhou ao longo do último ano e meio. Em parceria com amigos das outras salas, isso foi possível, até porque eles também conheciam a história, pois esta serviu de contextualização à participação de todos na "Feira Romana" na semana passada.
E foi assim, com "Vizela Romana" que demos inicio ao nosso espetáculo, em jeito "Musical", com o mote " Vizela...a nossa terra". Mas antes, a coordenadora abriu a festa, com agradecimentos a todos aqueles que nos ajudaram neste percurso pela aprendizagem.
E logo...logo, os contadores da história foram preparados...bem como os restantes elementos,dando-se inicio ao "Musical". Vizela Romana e história da "Avicella" de mãos dadas numa simbiose perfeita para caraterizar uma das tradições mais ancestrais desta cidade.


 A dança romana, também aconteceu...

 Chegando ao fim esta primeira parte!
 
Continuamos..."Vestindo" as tradições de Vizela, agora com as lavadeiras da "Cascalheira" do século passado e a música "Vizela oh Vizelinha"


Não podíamos esquecer um dos momentos mais históricos da cidade. A luta, e posteriormente a festa pela passagem a concelho.

 A Filarmónica de Vizela também esteve presente, para abrilhantar a festa! 
 


E, voltamos à Vizela Romana e à história da Avicella. A nossa amiga cantora Ângela Madureira sobe ao palco para cantar "S. Bento das Peras" acompanhada pelas meninas que iriam colocar os cravos aos pés da estátua Avicella (mas quase que se esqueciam), assim como todas as crianças que participaram entusiasmadas...podemos mesmo dizer...excitadas, com esta representação... mas o calor que se fazia sentir, deverá ter sido uma das causas de tão grande excitação.


Os contadores da história, estão prontos novamente...e a magia acontece. A Estátua Avicella transforma-se em princesa!


Findo que estava este musical, passamos de imediato às danças com que nos presentearam todos finalistas. Primeiro o "Happy", e que felizes estavam. Depois a "Zumba"! 

Para terminar...a entrega da cartola e do livro de final de ciclo, aos onze Triquiteiros que irão ingressar no primeiro ciclo, já em setembro, e a todos os outros finalistas.


Desculpem não colocar as fotos de todos, mas não estão nas melhores condições. Para encerrar esta parte da festa cantamos a canção dos finalistas.

Houve ainda tempo para uma surpresa/miminho para a equipa educativa.


E para finalizar, tivemos em palco os pais, com uma bonita peça de teatro, e o hino do J.I. de S.João. Temos imensa pena, mas não temos ainda fotos desta última parte.
Agradecemos aos pais que nos fizeram chegar estas imagens que aqui deixamos. Sem elas, esta reportagem não seria possível. Muito obrigada!

Nota: O cenário foi elaborado pela Associação de Pais!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Fiquei com imensa vontade de ter visto a vossa festa, deve ter sido maravilhosa e exigiu muito trabalho de preparação! Mas, em torno da história da Avicella do vosso amigo Hélder, decerto fizeram-no com muita alegria e boa vontade!
Parabéns à equipa, à "triquiteira-mor" que a soube conduzir e a todos os pequenos-grandes triquiteiros, a quem gostei muito de acompanhar, daqui deste lado, ao longo deste ano letivo.
Continuamos por cá mais 3 semanas...

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.