Triquicibernautas

12/05/2014

O dia de hoje foi cheio de momentos especiais. Por agora deixamos aqui um dos que consideramos mais importantes.
Novamente na rota da "Princesa Avicella", e com o nosso GPS - História ligado, fomos até às Termas de Vizela. 
Reza a segunda parte da história (e que só nós tivemos acesso), que há um túnel que liga a "Bica da água quente" ás termas de Vizela, e foi por esse túnel que nós ajudamos o "Nobre cavaleiro Pedro" a encontrar-se com a "Avicella". Nós queríamos tanto um principe para a Avicella que o escritor fez-nos a vontade. Querem ler?
"Três, dois, um! Agora! exclamou a Professora, e os Triquiteiros empurraram o rebo, que tapava a entrada do túnel pela Bica da Água Quente. Agora, tinham de seguir o Mapa GPS elaborado na sala, de acordo com as pistas da mensagem recebida. Enquanto avançavam, a Professora ia-lhes explicando que o túnel servia para conduzir as águas sulfurosas, desde a sua nascente até ao balneário das Termas de Vizela, e que foi construído há mais de 100 anos com pedras que vieram da Muralha de Guimarães. …Da boca do vulcão, instalado à porta do balneário principal, um líquido viscoso e laranja corre abundantemente, colocando em alvoroço os aquistas das Termas de Vizela. Agora, Triquiteiros! disse, prontamente, a Professora, aproveitando a confusão, e os Triquiteiros gatinharam em fila na direção da arrecadação. A maçaneta rodou, a porta abriu-se e, das dobradiças, o ranger fez-se eco pelos longos corredores. Professora! murmuraram os Triquiteiros, apontando para o fundo da sala.
Quem são vocês? Como é que me sabiam que estava aqui preso? ofegou o prisioneiro da arrecadação, assim que o desamordaçaram Inspire fundo, e acalme-se! aconselhou a Professora, enquanto os Triquiteiros desamarravam os pés e aos mãos ao ilustre desconhecido. Depois, espreitaram sorrateiramente para o corredor, e, aproveitando a brecha aberta pela confusão à volta do vulcão, apressaram-se a regressar ao túnel.
Professora, é esta a saída para a igreja de São João? É essa mesma, meninos! confirmou a Professora. Assim que alcançaram o último degrau da escada, os Triquiteiros abriram a porta de madeira que dava acesso à sacristia da igreja, e deixaram que o até então prisioneiro passasse.
Avicella?! Pedro?! E abraçaram-se no eterno abraço dos enamorados. Os Triquiteiros e a sua Professora assistiam maravilhados àquele momento, que era o reencontro de Pedro, o nobre cavaleiro, e da sua noiva Avicella, a princesa mais bela, depois de o Conde de Vizela ter mandado raptar Pedro, e, dessa forma, obrigar a Avicella a casar com ele. Au au au! O Oddie está a dar sinal. Alguém vem aí! disse, preocupada, Avicella. Vou buscá-lo e seguimos pelo túnel, para o Parque das Termas! rematou Pedro."
Assim, quisemos ver in loco, onde ficava o tão famoso túnel.. Já tínhamos visto fotografias do túnel, como esta, e sabíamos que seria impossível caminhar por lá, por ser escuro e muito quente. 


A bica da água quente já nós conhecemos bem. Até lá estivemos todos juntos no ano passado. Ainda tentamos lá ir hoje, mas já não tivemos tempo.
Da escola partimos bem animados... e pelo caminho observávamos o que nos rodeava. 
Ao estabelecimento termal chegamos e o túnel procuramos...




As fotos não estão nas melhores condições, porque confirmamos que "era tudo muito escuro", "não tinha luz", (por isso as fotos estão assim) mas "foi uma grande aventura", a que vivemos hoje. Ah...e também era "muito quente" lá dentro, "parece uma sauna", por causa da água sulfurosa  precisávamos de "fato de banho, chinelos e touca" para podermos percorrer o túnel até à bica da água quente.
Já que estávamos nas termas, aproveitamos a amabilidade do Sr. José, e visitamos este espaço, que está em obras, para ficar mais bonito. 
Das salas de massagem às salas de banho de imersão, passando pelas salas de tratamento ás costas, de tudo vimos um pouco.

O Sr. José explicou-nos ainda como é que são preparadas as "lamas" para os tratamentos da coluna, e nós verificamos como elas são quentes...
Mas o que nos agradou mesmo muito, foi a piscina termal, com a água sulfurosa. Metemos as nossas mãos na água, e foi uma alegria.


Descansamos nos bancos das termas...o que foi muito fixe!
Bebemos (alguns de nós) água sulfurosa e até gostamos!

No regresso, e quando passávamos pelo Castelo, a Maria fez a seguinte observação: "Este pode ser o castelo da Avicella e do Pedro, tem é que ser tratado, porque está abandonado." Será?


E desta forma, mais uma vez, estivemos a conhecer o nosso meio local, as nossas tradições e a elevar o nosso conhecimento. Como dizem as OCEPE: (…) Enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Curiosidade que é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades de contactar com novas situações simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.” (Orientações Curriculares, 1997, pág. 19)

1 comentários:

Helder Magalhães disse...

E não é que o túnel existe mesmo! Os Triquiteiros de São João são os pioneiros! Abraço-vos.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.