Triquicibernautas

27/05/2014

A AIREV é a única instituição que desde 2002 presta apoio a pessoas com deficiência mental grave e profunda no concelho de Vizela, e tem como missão promover a melhoria contínua destas pessoas, dando uma resposta integral desde o nascimento até ao final das suas vidas.
O projeto “Dá cor às tuas ideias” tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa, mais concretamente incentivar cidadãos ou organizações ligadas à arte, a criar uma obra de arte (pintar um quadro, por exemplo, ou outra obra) associado á deficiência, assim como uma frase alusiva à visão que os autores têm sobre a deficiência.
Decidimos responder a esse repto lançado pela AIREV e em primeiro lugar conversamos em grande grupo sobre a “pessoa portadora de deficiência”; visualizamos filmes sobre o assunto; descodificamos os símbolos da deficiência e percebemos que mesmo sendo diferentes, somos iguais.
Percebemos ainda quais os cuidados a ter com estas pessoas e o quanto elas são importantes para as suas famílias, como nos relatou a mãe da Lara Filipe, quando nos veio falar sobre a “particularidade da Bruna”, e de como ela é querida pela irmã e pais.
Em segundo lugar, e como decidimos fazer uma tela, conversamos sobre os vários pintores que já conhecemos, sobre as suas obras, e a escolha desta vez, caiu em Klimt e na “Árvore da Vida”. É que segundo nós “As pessoas diferentes também têm direito a viver e a ter uma boa vida”.
A leitura que muitos críticos de arte fazem desta obra, é de que as espirais representam a grande árvore da vida. Nada melhor do que nela estarmos todos representados.
A Lara Maria deitou mãos à obra e desenhou a lápis de carvão a árvore.
Depois todos pintamos um pouco da árvore, mesmo que não apareça a nossa foto (é que nem sempre a professora tinha a máquina com ela), e isto ajudou-nos a perceber que um trabalho coletivo é a soma de cada um, num todo.
Fomos dando forma e cor árvoreColamos os símbolos de “Deficiência” na tela com a técnica do guardanapo, pendurados nos ramos em espiral, como que simbolizando projetos de vida diferentes mas iguais, em união com todos.


O projeto que teve inicio no dia 22 de Abril, termina agora com a recolha das “obras de arte” pelas turmas inscritas. Todas as obras de arte serão leiloadas no XIII Jantar Anual de Solidariedade da AIREV, a realizar no dia 4 de julho de 2014.
Esta é a nossa, e podemos afirmar com toda a certeza, de que da "maneira plástica-arte" e reflexiva que fizemos em conjunto sobre esta temática, ficamos mais enriquecidos…é que “Na árvore da vida cabemos todos”.



1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Muito bem, parabéns pela iniciativa e pela vossa obra de arte!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.