Triquicibernautas

07/04/2014

Na semana que antecede a interrupção letiva, recebemos a visita do "Coelhinho matemático" que podemos ver Aqui, e que é mais uma história criada pela nossa amiga professora Juca.
Como ela mesma diz, "É tempo de Páscoa, Coelhos e de ...matemática", a sua história faz-nos (re)visitar um vídeo e jogo do Tangram - a "Dança dos Polígonos" que tem como intenção primeira o exercício da fantasia, através de experiências que ligam formas diferenciadas da expressão e comunicação - a palavra, a música, a imagem, a linguagem matemática, onde a "geometria e a aritmética contêm uma quantidade de argumentos sobre os quais a imaginação deve operar para que possam ser compreendidas." (Rodari, Gianni, 1982). Estas experiências giram em torno de um gato, um gato especial composto por sete peças poligonais (um quadrado, cinco triângulos e um paralelogramo), um gato que dança, ao som de uma música, sob o céu cheio de estrelas e luar. Enquanto dança, toma formas variadas.


Ao interagirmos com o jogo no computador, estamos também a usar a agilidade manual, a perceção visual (reconhecimento das formas e reconhecimento de relações entre medidas dos lados “tans”) e efetuam translações e rotações.

Quando construímos as figurinhas do gato, temos a oportunidade de reconhecer as figuras geométricas em contextos, tamanhos e posições diferentes; e, ainda, a possibilidade de observar a decomposição e composição de figuras geométricas.
E, é este jogo aliado á história que tanto gostamos de explorar, que surge a ideia do nosso “Ovogram” para postal de Páscoa.
Alguns de nós exploraram a técnica do giz com água aliado à fita-cola, para criar as formas geométricas.


Ou então, contornar, cortar, picotar e colar formas geométricas ao nosso gosto.

Que decoramos também de acordo com os gostos individualizais de cada um de nós.
Que resultaram nestes belíssimos “Ovograns” que levamos para casa a desejar uma Páscoa Feliz à família e que acompanhava o saco das amêndoas e ovos de chocolate, já que em grande grupo, decidimos que o postal seria a nossa “prendinha da páscoa” para a família.



E brincando com as formas geométricas, esta atividade constituísse como um poderoso instrumento  de compreensão, de desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Fica também aqui a história, para "lermos" em casa com os pais.

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Bom, mais uma vez fico radiante com os que vos vejo fazer a partir das minhas histórias!
Riquíssimo o trabalho de exploração, incorporando a tecnologia. Como as atividades podem ser globalizadoras e integradoras de tantas áreas de conteúdo... e é assim que eu gosto!
Mais uma partilha para o PRÉ Histórias, pode ser?
Feita por vós teria outro sabor ;-)

Beijinhos

Romy disse...

Olá Juca. É um orgulho a partilha no PRÉHistórias. Obrigada.
Beijinhos Triquiteiros

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.