Triquicibernautas

23/04/2014

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro, e dos Direitos do Autor. O dia foi criado pela Unesco, na  sua XXVIII conferência geral, que ocorreu entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1995.


A data de 23 de abril, foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também morreram ou nasceram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Jose Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Esta data foi escolhida ainda, para encorajar as pessoas, principalmente os jovens a descobrirem os prazeres da leitura, e a ganharem respeito pela grande contribuição que os autores dos livros dão através dos séculos.
Por aqui andamos às voltas com a semana da leitura do agrupamento, semana esta que será alargada, fazendo a ponte para outra semana que aí vem, e que será a semana aberta à comunidade, e da qual daremos conta, lá mais para o final da semana. No entanto, deixamos já alguma informação: Amanhã teremos uma contadora de histórias que irá animar a manhã das várias escolas do agrupamento, incluindo a nossa, e na próxima semana, teremos um escritor e "Pais com histórias". Por isso, hoje continuamos a preparar a semana que aí vem, e que vai além de tudo o que já mencionamos, ter uma "mostra de trabalhos" em jeito de exposição, e a comemoração do dia da mãe. Mas os livros, principalmente os de histórias, fizeram como sempre, parte do nosso dia, e hoje tivemos o "Coração de Mãe" e outros.
E falando de livros e de histórias, o dia é propício a partilharmos convosco, a história que temos a concurso, no "Conta-nos uma história", Aqui
Foi construída por uma grupo de meninas e meninas da nossa sala, através da técnica de conto redondo. Cada um de nós ilustrou a sua parte da história, e quando ficou pronta, gravamos as nossas vozes com o apoio técnico da biblioteca do agrupamento, à qual agradecemos a excelente parceria.

A história intitula-se "Primavera da Rita", e gostamos muito de a produzir. Esperamos que gostem de a "Ler"!

Já agora, sabiam que na tradição catalã, no dia 23 de Abril (dia de S.Jorge), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro? Trocar flores por livros já se tornou tradição noutros países também. 


Então...boas leituras. Como diz André Maurois " A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: O livro fala e a alma responde." - E pode ser que receba uma for em troca!!!

5 comentários:

Helder Magalhães disse...

É um privilégio ser vosso amigo e ser também um Triquiteiro! Bem-hajam! Abraço-vos!

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Gostei mesmo muito da vossa vídeo-história, ainda para mais contada pelas vossas vozes. Estão de parabéns estes triquiteiros!

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Gostei mesmo muito e estão mesmo mesmo de parabéns! Apenas um pequeníssimo reparo ao "professora" ao invés de "educadora de infância". É uma mera questão de identidade ;)

Beijinhos,
Leonor, Galega Encarnada

Romy disse...

Obrigada Hélder. Nós também temos muito prazer em o ter como amigo. Beijinhos Triquiteiros

Romy disse...

Obrigada Juca e Leonor pelos vossa visita. Ficamos contentes por terem gostado.
Quanto ao "professora"/"educadora"...o "apoio técnico", não pensou nessa questão de "identidade".
Beijinhos Triquiteiros às duas.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.