Triquicibernautas

26/03/2014

Hoje, quarta-feira dia 26 de Março comemora-se a Sarra-se a Velha. Esta é uma tradição pagã que vem de há muito tempo, sendo uma das tradições mais antigas de Vizela. É sempre realizada numa quarta-feira da Quaresma e "Serram-se aquelas mulheres de idade relativamente avançadas e solteiras, e atribuem-se-lhes os dotes".
Caldas de Vizela está dividida em duas freguesias: S.Miguel e S. João. A tradição da "Sarra-se a Velha" é mais notória em S. Miguel, mas embora a nossa escola esteja inserida em S. João, há amigos nossos que vivem em S. Miguel, ou estão ligados por laços familiares a essa freguesia, e que "vivem" intensamente esta tradição. É o que acontece com a família da Gabriela.
Esta nossa amiga construiu em casa uma "Velha" com a mãe, que irá ser queimada hoje à noite, na praça da República. Mas, antes de isso acontecer, a Gabriela decidiu partilhar connosco o trabalho realizado em casa, e ao mesmo tempo, permitiu que a conversa da manhã, ao redor da mesa grande, versasse sobre esta tradição, o que foi bastante rico e formativo.



Então, e como explica a Gabriela, hoje à noite, queimam-se as velhas numa grande fogueira, e os rapazes juntam-se em grupos, e por volta da meia noite começa a grande algazarra.
"Estamos no meio da Quaresma
já a páscoa vai chegando
uns dizem serra-se a velha
os outros a velha seja serrada"

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.