Triquicibernautas

18/03/2014

Porque amanhã é feriado, festejamos hoje o dia do pai, e demos voz à nossa professora para ela tecer as seguintes considerações.
Na escola, somos “obrigados” por várias razões a celebrar com as crianças aquelas datas que consideramos mais importantes, e que devido à sociedade portuguesa em que vivemos (quase sempre de acordo com a tradição cristã) as próprias crianças dão mais valor.
O dia do Pai, insere-se nessas datas ditas “mais importantes”, e logo “especiais”, e é uma boa oportunidade de “trabalhar” a valorização da figura paterna, mas também para refletir nas diversas configurações familiares.
Hoje é comum vermos crianças a  morarem com os avós, tios, apenas com a mãe ou o pai. O termo "família" começa a ganhar forma de inclusão de ligações por consanguinidade, dependência económica e ou residência na mesma casa, e grupos de pessoas que habitam na mesma casa.
Percebe-se desta forma, que as famílias que conhecíamos há uns anos atrás, começam claramente a sair do formato "pai, mãe, filhos", mas que têm necessariamente de ser reconhecidas.
Refletimos muito sobre este assunto: Será bom celebrar esta data, e muitas vezes “encarregar” de a lembrar a outras crianças que não têm por vários motivos o pai por perto? É que o “Pai” nos dias de hoje, vai muito mais além da figura paternal que nos habituamos a ver e a sentir. Temos tios, avós, padrinhos e mães no papel de pais, e até pais no papel de mães.
Mas, e aqueles que têm os pais (no sentido lato da palavra) por perto, ou os outros "pais", que são também eles pais, e querem celebrar o dia? Como fazer nesta dualidade da questão?
Estas mudanças, têm que merecer a devida atenção por parte das escolas, para não provocarem consequências diretas nas crianças.
Receber os Pais (no sentido lato da palavra) na escola, para comemorar a data, pode ser frustrante para algumas crianças. O Pai pode não poder vir à comemoração, por motivos de trabalho, distância, outra família, ou outros.  
Ao propormos celebrar esta data com os Triquiteiros e os "Pais", tivemos o cuidado de legitimar o sentimento de cada criança e da sua família. Na ausência do Pai, os Triquiteitos convidaram a pessoa que queriam, ou que têm um bom relacionamento para um pequeno almoço de afetos. Todos foram bem vindos...os Pais, Avós, Padrinhos ou Mães.  O importante é que no futuro, o dia seja recordado como algo de bom.
Afinal dia do pai e dos “pais” é todos os dias.

Mas o dia de hoje começou assim:



 Dando os Bons Dias aos PAIS, e tomando o pequeno almoço juntos...com muito mimo à mistura!


Depois de termos tomado o pequeno almoço, entregamos aos PAIS os presentes que elaboramos para eles.


 
Alguns pais quiseram abrir os presentes na hora e ouvir as nossas explicações.



E mimamos muito e fomos mimados!



OBRIGADOS PAIS pela vossa presença. Foram fantásticos - "Hoje foi uma manhã, cheia de amor e muito carinho, porque tivemos cá os pais, e foi maravilhoso" - R. L.


Quando a escola e a família mantêm boas relações, situações como a que se viveu hoje são possíveis, e são facilitadoras de interação entre duas instituições sociais. Quem fica a ganhar, são as crianças.

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Grande lição de vida e de afetos... os triquiteiros - grandes e pequenos - não irão esquecer! Feliz Dia do Pai, vocês são privilegiados pois podem festejá-lo em casa!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.