Triquicibernautas

31/03/2014

Lembram-se de na semana passada, quando fazíamos observações sobre a fotossíntese, termos levantado a questão “Se as plantas não têm nariz, como é que respiram?” 
E de termos falado sobre o ar que nós respiramos, e como é que sentimos que estamos a respirar? De termos dito o seguinte:
- Porque estamos vivos. Temos oxigénio.
- Porque o coração bate.
- No carro, os vidros ficam embaciados.
- No espelho da casa de banho também fica embaciado quando tomamos banho. Isso é por causa do ar que respiramos e da água quente do banho. Isto é porque estamos vivos.
- As plantas também precisam do ar.
Lembram-se de termos depois desta conversa, iniciado uma experiência?
Pois é…colocamos parte de uma planta dentro de um saco plástico.



Deixamos ficar uns dias, e fomos observando o que é que ia acontecendo.  


Chegamos à conclusão de que o saco foi ficando com gotinhas de água, sinal de que houve respiração, tal “como nós quando tomamos banho e o espelho embacia, o saco também embaciou.”



E desta forma vivenciamos um fenómeno natural, como refere a Brochura da DGDIC " Despertar para as Ciências" (2009), é durante as observações que a criança "realiza nas acções que desenvolve, acompanhada ou autonomamente, que começa a formar as suas próprias ideias sobre os fenómenos que a rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos."

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.